Como medir o engajamento da sua rede social

Sem métricas, suas estratégias ficam “cegas”. É importante saber como medir o engajamento da sua rede social, fora da “caixinha”, quero dizer, de uma forma muito diferente do que ensinam por aí.

Nosso objetivo principal deve ser entender as principais métricas de dados que queremos monitorar, a fim de nos ajudar a alcançar os objetivos que temos de acordo com cada necessidade que neste momento “imaginamos” ter.

Engajamento é a palavra chave para comprovar que as pessoas estão envolvidas com a sua marca, pessoa e negócios. Pois assim você entende o posicionamento da empresa medindo de acordo com o tipo de engajamento.

À primeira vista, a maioria de nós “seres normais” temos o básico de métricas, como: número de comentários, curtidas, seguidores, visualizações, posts salvos, compartilhamentos e visitas.

Falando assim é como um monte de ingredientes “inúteis” na mesa se não se sabe o que queremos cozinhar. O que você quer cozinhar? Qual seria a “panela” ideal para cozinhar cada “ingrediente”?

Obviamente o número de seguidores não é garantia de uma presença confiável e de qualidade da seus produtos ou de fidelidade da sua marca na internet. Mas, alcançar o máximo posssível de seguidores qualificados, sem dúvida é um objetivo.

Monitore o engajamento na medida em que mais e mais pessoas reagem e interagem com os conteúdos que postamos. Muitos respondem, comentam e enviam mensagens.

Como manter e aumentar o engajamento

Quanto maior for a confirmação do público alvo interagindo com os seus conteúdos, maior será a assertividade e mais alinhada estará a sua comunicação. Por isso é tão importante saber como medir o engajamento da sua rede social.

Imagino que você já saiba, mas as redes sociais utilizam algoritmos, como se fossem “cérebros” que “observam” o comportamento dos usuários no seu perfil. Assim podem trabalhar a favor ou contra o seu engajamento.

Por isso, entender como o algoritmo funciona é essencial para o seu sucesso. Pois os conteúdos são utilizados para atrair mais interações para ser distribuído para mais pessoas, ou seja, o algoritmo te ajuda a engajar mais.

Na minha opinião, não é tão vantajoso criar vários perfis em todas as redes sociais. Se não podemos adaptar constantemente as nossas postagens na “linguagem” que cada algoritmo “exige”.

Portanto, é preferível ser relevante em duas ou três redes sociais do que ter uma presença pífia em todas elas.

Salve isto: todos os conteúdos que fizeram sentido, refletirão signficados importantes, e assim as conexões emocionais são estabelecidas com sucesso.

Evite conteúdos superficiais, que parecem falsos. Já que terá que se dedicar em entregar conteúdos de alto valor, é bom que tire um tempinho para responder comentários e mensagens recebidas. Afinal, eles precisam saber que você também participa.

Uma boa taxa de engajamento

Entre 1 e 5% é a taxa considerada como boa para seu engajamento. Mas não estamos aqui para ficar na média, certo? Se você quer aprender um pouco mais através de um conteúdo especializado em redes sociais, basta clicar aqui

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