Já parou para pensar que você pode aprovar um monte de estratégias e ações de marketing péssimas para sua empresa, mas, sem ao menos ter o conhecimento básico das consequencias que cada uma delas podem causar em sua empresa? Por isso como saber qual profissional de marketing contratar, é tão importante.
E depois quando a coisa “ficar feia”, acha que será capaz de compreender que foi “lá atrás” que errou ao aprovar estas ideias? Dificilmente.
Existem boas empresas e bons profissionais, contudo eles não se encontram tão facilmente. Por isso, este post é focado em te ajudar a encontrar bons profissionais, e ajudar bons profissionais a encontrar sua empresa.
As empresas estão incorporando cada vez mais profissionais que trabalham com Marketing Digital. Isso é uma tendência natural já que o Marketing Digital está ganhando cada vez mais relevância em todos os sentidos.
Mas, quem falou que é fácil encontrar esse profissional? Afinal de contas, “de gente que fala que sabe fazer marketing” e que faz melhor que todo mundo o mercado está cheio, não é verdade?
Da mesma forma, os bons profissionais de Marketing Digital também não encontram tão facilmente boas empresas para trabalhar, sabia? De fato, o mercado também está cheio de empresas que dizem escutar os conselhos de Marketing, mas depois começam a dar “pitaco” até “onde não deviam”.
“Criando” um profissional de marketing dentro da empresa
Algumas empresas optam por “criar” e treinar o seu próprio profissional de Marketing Digital. Isso é algo que como tudo na vida, tem seu lado bom e ruim. Nesse sentido, aparentemente e teoricamente, você vai ter alguém dentro da empresa e que por isso não dependerá mais de ter a “dor de cabeça” de procurar e contratar profissionais de marketing, certo? Você não poderia estar mais errado. Por este ângulo, pode trazer problemas realmente graves, principalmente quando não existe uma linha estratégica de verdade.
Pois as consequencias dos erros de marketing costumam ser invisíveis. Não é como um produto que mostra o prazo de validade, sendo na verdade o contrário, é como se você não soubesse a validade destas ações e mesmo assim “empanturrou” sua empresa com estas ideias tóxicas e altamente prejudiciais.
Eu digo sempre: um bom profissional de marketing pode salvar empresas, fazê-las crescer e prosperar. Mas se for substituido por um mal profissional de marketing, tudo pode desmoronar e ser destruído em pouquíssimo tempo.
Sim, senhores! É necessário ter muita calma nessa hora. Não contrate qualquer um e não aceite qualquer ideia. A seguir mais informações sobre como saber qual profissional de marketing contratar.
Quem? Pra quê? Por quê? Custo? Pra quando?
Em princípio, é possível aumentar significativamente as chances de encontrar as pessoas certas. Eu fiz uma espécie de “receita de bolo” para facilitar sua busca. Se você precisa de algo tipo um guia, sobre como saber qual profissional de marketing contratar, a nossa “receita de bolo” resolve seus problemas.
Só para exemplificar a sua utilidade, esta receita irá lhe ajudar a se desviar das principais furadas dos “profissionais” de marketing. No final deste conteúdo tem um link, então, é só clicar e baixar o pdf com tudo “mastigado”.
Se aqui cabe um conselho, o meu seria este: tenha um assessor de marketing/consultor externo para lhe ajudar a direcionar as estratégias, objetivos, ações e tudo mais que for necessário. Mas também tenha alguém dentro da sua empresa, que goste da área, para auxiliar este consultor externo.
É claro que a decisão depende do que sua empresa precisa, além do orçamento disponível. Mas, se você souber o resultado que irá colher ou conseguir calcular pelo menos a probabilidade de dar certo, vai ter valido a pena entender como saber qual profissional de marketing contratar.
É importante ter conhecimentos básicos, para que a sua contratação seja mais eficaz. Com certeza vale a pena investir em pessoas com vontade de aprender. Após um tempo elas terão a capacidade de somar também.
Para entender melhor quem é o profissional ideal de marketing para sua empresa, clique aqui para acessar um outro conteúdo completo.