Descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida. O que não pode faltar?
Já que as estratégias são definidas de formas diferentes em cada empresa, justamente por serem gestores diferentes. Com pensamentos diferentes e já acostumados com um modelo de pensamento limitado às suas próprias experiências.
O que todas estas estratégias de sucesso criadas por pessoas tão diferentes tem em comum? É isso que você vai aprender agora.
Não existe meio termo estratégico
Se a busca é por sucesso estratégico, não existe meio sucesso estratégico.
Neste caso, existe apenas uma estratégia fraca, fracassada ou que foi mal desenvolvida, mal pensada, e que precisa de ajustes. Para garantir o sucesso completo do objetivo pelo qual a estratégia foi criada.
Você até pode criar e adotar uma estratégia que mantenha sua empresa dentro de uma média “segura” de participação de mercado. Mas, a verdade é que não existe o menor sentido investir em estratégia, se a ideia é não evoluir.
Se o que você busca é apenas sustentar os resultados e a imagem que possui, basta continuar fazendo apenas o que já lhe é comum, ou se inspirar no que todos já fazem.
Contudo, vale o aviso: isto pode ser mais perigoso do que se pensa. Por isso é tão importante que você continue neste conteúdo e descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida!
Quantas empresas de móveis quebraram neste Brasil, ao imitar as estratégias de preços baixos das grandes empresas quando estavam em seu auge? (muito antes dela falir), por exemplo… você se lembra? Será que elas tinham o mesmo poder estratégico e logístico de compras?
Portanto, sair copiando as estratégias e ideias que foram pensadas com base nas necessidades dos clientes de outras empresas pode literalmente ruir completamenteo seu negócio, se as necessidades dos seus clientes nao forem as mesmas.
Estratégias empresariais bem sucedidas
A adoção de uma mentalidade de estratégias bem sucedidas, é possível. Mas não espere que sejam assim tão fáceis de reproduzir.
Todavia, existem sim os conceitos que funcionam de verdade e que podem ser adaptados dentro das suas próprias estratégias, para ficar com a cara da sua empresa.
É na verdade, poder refletir sobre a forma, com que estas sugestões que vou te dar, te ajudam a traçar o caminho sem perder a trilha.
Ou seja, qualquer objetivo já possui um caminho que leva sua empresa até ele, sendo que para cada empresa, ainda que tenham o mesmo objetivo, os caminhos em termos estratégicos são um pouco diferentes por serem geridas por pessoas diferentes.
Porêm, muitas estratégias são criadas ignorando informações básicas de tal forma que por muitas das vezes, desviam muito a rota, aumenta o custo da execução, “sangrando” esforços e minando a linha de tempo.
Claro que isso ocorre de forma “meio que” invisível pela falta de conceitos simples. E sem que percebam, retrocedem vários passos atrás, por falta de conhecimento estratégico e falta de visão estratégica eficiente.
Quando a luz ilumina o caminho: Conheça os conceitos estratégicos básicos
Primeiramente, vamos entender que há diversas estratégias “arroz com feijão” básicas que já podem te ajudar a desenvolver ainda mais o seu negócio, sem muita dor de cabeça, enquanto você vai criando aquela estratégia exclusiva que só a sua empresa terá posteriormente.
As estratégias básicas focam em competir no mercado e dar ao cliente uma percepção de valor diferente, ou seja: Quando o cliente sente, que a sua empresa o atende de uma forma diferente das outras.
Em outras palavras, é quando em algum ou alguns pontos, a sua empresa apenas observa o que os concorrentes fazem, e toma todas as providências possíveis e necessárias, para fazer estas “coisas” muito melhor do que eles.
Utilize diretrizes estratégicas próprias
Descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida, utilizando conceitos essenciais para direcionar uma empresa que demonstra energia ativa o tempo todo, e vale destacar o quanto esta energia ativa é poderosa para manter e atrair novos clientes.
É praticamente uma posição garantida de lucratividade por um longo período de tempo se em algum momento você precisar de dar uma pausa para focar em outras melhorias.
Outra medida estratégica básica que você pode tomar, é a de trazer novos produtos para o seu mercado. Isto significa desenvolver o mercado de outros produtos já existentes mas que não são conhecidos ou indisponíveis em sua área, ou literalmente desenvolver e vender um novo produto.
Me lembro de uma vez em que assessorei um pequeno grupo de lojas de tintas, e eles conseguiram pegar a exclusividade de vendas de uma marca internacional pouco conhecida na época, mas de muita qualidade.
Em pouco tempo aquela marca se tornou mais uma bela opção de mercado, com a diferença de que somente as lojas do grupo tinham aquele produto.
Essas estratégias básicas não necessitam tanto de um entendimento claro da situação do mercado, mas como toda decisão define um destino, é aconselhável refletir sobre as principais ameaças que podem surgir ao executá-las.
Estratégias de crescimento
São aquelas que mostram ao mercado que a sua empresa se prepara para novos tempos, para atender necessidades utilizando novas soluções que buscam trazer um diferencial no mercado.
Estratégias de manutenção
Estas são utilizadas em situações em que existe a necessidade de sustentar o posicionamento da empresa diante de situações inusitadas e inesperadas. Como por exemplo, situações de ameaças eminentes, em que algo pode acontecer no mercado e impactar na forma como os seus clientes passam a olhar para a sua empresa depois do evento ocorrido.
Algumas vezes é possível que aconteçam coisas que impactam diretamente nas vendas e que nós não estávamos preparados. Na verdade, é isso que o concorrente busca: resguardar suas estratégias à sete chaves para reduzir ao máximo o poder reação concorrente.
Por isso, ter uma estratégia de manutenção pode ser também uma carta na manga para imprevistos. Quando algo acontece, você usa esta carta. Você pode ter até mesmo várias e várias estratégias de manutenção, de acordo com diferentes cenários e possibilidades.
Por isso também é necessário estar por dentro de tudo que está acontecendo. E classificar o que é ou pode ser de fato uma ameaça preocupante. Calculando riscos e considerando as consequências em uma situação em que “não fazemos nada a respeito” e a situação em que “fazemos tudo a respeito”.
Estratégias de desenvolvimento
As estratégias de desenvolvimento são mais voltadas para empresas que já possuem certa estabilidade, prontas para dar mais um passo de crescimento no mercado, ou para investir na consolidação de espaços de mercado não consolidados.
São estratégias que buscam a expansão das vendas para novas áreas. Visam conquistar um público novo e maior, bem como aumentar o número de clientes, ticket médio, margem de lucro e até mesmo a fortalecer a própria cultura organizacional da empresa.
7 lições para tornar sua estratégia bem sucedida
Entenda o tamanho e a idade do seu mercado ou de um mercado diferente
A falta de consciência e de compreensão de mercado, faz com que muitas empresas percam clientes para outras empresas que chegam de fora e acabam atraindo e conquistando os nossos clientes. Até mesmo online!
Da mesma forma, a sua empresa pode “calcular” a “idade” do seu mercado, ou seja, à quanto tempo os mesmos produtos e soluções são oferecidos. Um mercado “velho” sem novidades, é um mercado “cansado” que pode estar sedento por novas empresas, ideias e experiências de compras.
É por isso que de vez em quando vemos por aí uma empresa ou outra com centenas de pessoas na fila para inauguração. Não existe mágica, existe “sede”.
A sua nova estratégia funcionará melhor, se você considerar o tamanho e a idade do seu mercado.
Assim como se você conhece um mercado diferente que está sedento por novidades, você terá uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes daquele mercado, já que oferecem mais do mesmo desde sempre e não trazem melhorias realmente significativas.
Em situações assim, sua empresa pode entrar naquele mercado de forma a se tornar muito mais atrativa e consideravelmente mais competitiva.
Imagina quantos clientes não se sentem bem atendidos naquele mercado, e o quão felizes ficarão em poder comprar da sua empresa, produtos e soluções que antes eram reféns daquelas outras empresas “ultrapassadas”?
Calcule o tempo de entrada e saída da ação estratégica
Verifique se é possível criar oportunidades imperdíveis ou mais atrativas em momentos inesperados dentro da sua estratégia. Uma possibilidade é armazenar um grande volume de alguns produtos “mais queridinhos” e vendê-lo a preços mais baixos, mas de forma silenciosa, ou seja: sem fazer alarde e oba oba!
Pois, uma campanha focada em preço pode prejudicar o seu posicionamento de marca se a sua empresa oferece produtos de alto valor agregado e faz uma campanha de preços baixos e também se a sua empresa oferece preços baixos e de repente decide aumentar os preços.
O objetivo não é apenas atrair novos clientes, mas sim, fortalecer o seu posicionamento de marca e passar a mensagem de que apesar da sua empresa oferecer o que há de melhor, nem sempre os preços são os mesmos. Oportunidades são criadas pensando nestes clientes!
Este conceito reduz a força de mercado da concorrência, de forma que por ser uma ação silenciosa mais reservada, elimina qualquer possibilidade de reação à tempo de reduzir a evidência da sua empresa na boca dos seus clientes.
Descubra o que os clientes mais gostam
Mas não pode considerar o atendimento, ok? Pense no algo a mais e o quanto o cliente valoriza isso. É muito mais barato manter clientes, do que “comprar novos clientes”.
Ao entender o que os clientes gostam, você com certeza irá se surpreender ao descobrir ações muito simples de fazer e que podem agregar um valor inestimável em sua experiência de compra. O resultado disso, claro é ter o cliente por muito mais tempo comprando da sua empresa. Não preciso dizer o que acontece quando você acumula clientes, preciso?
Que tipo de atenção os seus clientes buscam
É unânime a opinião de 100% das empresas que atendo em minhas consultorias: “hoje em dia o mínimo é ter produtos de qualidade e um atendimento diferenciado”. E toda vez que escuto esta frase, eu entendo porque o meu trabalho como consultor faz tanta diferença e ajuda tantas e tantas empresas.
Veja: Todos dizem que é necessário ter produtos de qualidade, mas pouquíssimos sabem o que é definir um produto de qualidade. A maioria vai buscar marcas de renome, produtos caros, entre outras respostas mais genéricas amplamente aceitas e pelas quais um consultor não pode abrir discussões.
Mas daí, você pega o portfólio/mix de produtos e logo percebe que 70% dos produtos não possem todo esse glamour de qualidade e de referências inegáveis. Então, ninguém fala mais nada a partir desse ponto. Exceto aquele grilinho apitando no mais profundo silêncio.
Quem define o que realmente significa um produto de qualidade?
Se eu falar em sabão em pó, você logo vai pensar em 2 ou 3 nomes, certo? Mas quais nomes? Aqueles que mais ouviu falar? Que se imagina que as pessoas mais usam? Aqueles que são amplamente aceitos e ditos como muito bons, perfumados, etc.
Mas quem tem propriedade mesmo para dizer se o produto é bom? Será que não desgastam a roupa? Quem sabe quantas lavagens uma camisa de 500,00 pode aguentar com este produto? Será que a redução da “vida útil” de uma camisa dessa não tornaria este produto invisivelmente e absurdamente caro? Isso não seria uma verdadeira porcaria?
É verdade que eles limpam as roupas, mas será que não existem outros produtos “desconhecidos” que fazem isto de uma maneira muito superior e mais barata? Portanto meus amigos, perdão pela minha insistência. Produto de qualidade, não é literalmente aquilo que o cliente compra e leva para casa. É tudo aquilo que você entrega junto.
Definindo qualidade
Qualquer produto de qualidade precisa ter esta qualidade definida: durabilidade, conscistência, concentrado, perfumado, inquebrável, confiável, fino acabamento, por aí vai.
Estas outras qualidades que o pessoal diz por aí mais me lembra aquele jargão da “Maria vai com as outras”, ou seja: Todo mundo fala que é de qualidade, então eu também vou dizer e assim estou com a maioria, “livre de qualquer ameaça da minoria”.
Se você quer entender o que é um produto de qualidade, vai precisar entender quais são os produtos almejados pelos clientes, que resolvem seus problemas de verdade, ou até mesmo apresentar a eles produtos melhores e que eles nem conhecem.
É por isso que a gente repete o tempo inteiro que precisamos entender as necessidades do cliente. Pois é isso que é Marketing. Entregas no prazo combinado, garantias e bom atendimento são essenciais para a satisfação dos clientes mas isso você já sabe.
O que vai mesmo aumentar a permanência e indicação dos seus clientes é a forma como você faz cada uma dessas etapas. E isso chamamos de estratégias.
Novidades no atendimento
Esta não é para qualquer mente, mas serve para qualquer empresa. Os clientes sempre aguardam um atendimento padrão mínimo, certo? Você sabe qual é este padrão? Não posso responder por você, mas em cada segmento existe um padrão já praticado que as pessoas estão mais acostumadas. O que você pode fazer para “quebrar’ isso e fazer sua marca sobressair?
Introduzir uma novidade desperta algo novo na mente que faz com que você ganhe cerca de 3 a 5 segundos para surpreender ou “nada mostrar” ao seu cliente. Esta pequena janela de tempo é mais que o suficiente para fazer mostrar a diferença entre o atendimento da sua empresa e das outras empresas.
Imagine então, introduzir novidades no atendimento à cada 3 meses. Quanta diferença poderia fazer na forma como os clientes percebem e se relacionam com a sua marca?
Vantagem tecnológica como um passo à frente
Na era da informação, ganha quem tem a informação mais rápida, mais confiável e relevante. As soluções tecnológicas que melhoram as empresas estão por toda parte, e os clientes esperam que a sua empresa seja a primeira a implantar muitas delas.
A vantagem tecnológica, pode refletir um passo à frente da concorrência e te colocar em uma posição privilegiada no pódium por grande espaço de tempo até que seus concorrentes também alcance este avanço.
Com a informação correta, será possível calcular os riscos e antecipar algo que você precisaria de fazer no futuro para o agora.
A imagem da sua empresa ganha muito com isso. Desde a possibilidade de ser vista como aquela que está um passo à frente como a de uma empresa que realmente busca atualizar-se de forma que os clientes se sintam mais importantes.
Qualquer iniciativa que visa a melhora no atendimento, aumentará significativamente a atenção dos clientes para os próximos passos da sua empresa. Eles simplesmente começam a acompanhar as suas ideias e podem se tornar fãs quase que instantaneamente.
Reposicionamento de Marca
Ser vista como uma empresa tradicional, pode ter suas vantagens e elas realmente podem ser expressivas.
Mas se a empresa não demonstra qualquer iniciativa de evolução e de desejo de ser algo além de uma empresa tradicional, o risco de um arranhão profundo na imagem torna-se muito alto.
O problema sempre é o custo para corrigir as consequências das demoras em reinventar a empresa.
Pior ainda é quando a empresa começa a fazer tudo que já era para ter feito antes, de forma que os clientes percebem que aquilo só está sendo feito porque a empresa começou a perder muitos clientes.
Isso é como se nada mais que a empresa fizesse fosse considerado como uma iniciativa própria de alto valor. É como se dali em diante, todo investimento acabasse custando muito mais do que o ideal, por conta de uma valorização muito abaixo da esperada.
Ideias estratégicas para fazer sua empresa crescer
Aacho que nunca vi alguém abordar estes conceitos da forma que eu o faço), mas caso você já tenha visto alguém falando nesta mesma sintonia, peço que deixei nos comentários, pois será de grande valor para mim, ver que não foi apenas eu quem obteve sucesso com estas estratégias que explico abaixo.
Para crescer é essencial entender que: o crescimento acontece de forma invisível para depois se tornar visível, porêm existem exceções estratégicas que permitem o crescimento invisível e visível ao mesmo tempo, e também existem outros caminhos estratégicos que permitem o crescimento visível antes do invisível.
Considere então as seguintes estratégias de crescimento
Crescimento do invisível para o visível (o mais comum)
Em termos mais simples mas não menos complicados de compreender, o crescimento de forma invisível é como uma semente plantada que depois se torna uma árvore depois produz frutos visíveis.
Crescimento do invisível com o visível conjunjtamente e ao mesmo tempo (incomum)
As exceções estratégicas que permitem o crescimento invisível e visível ao mesmo tempo, ocorre quando conseguimos o efeito de credibilidade de que o que é prometido a partir de quem prometeu, ou o que é oferecido a partir de quem ofereceu, caso tenha uma imagem sólida e confiável de “olhos vendados”, já considera-se que o fruto é garantido e por conta disso apenas basta que os clientes consigam visualizar a oferta a partir de um bom material de marketing para que seus sonhos se tornem nitidamente claros e tangíveis sem quaisquer riscos.
É como mostrar uma bela foto de um galho cheio de frutos para que os clientes visualizem o resultado final, já que não possuem quaisquer dúvidas de que o que precisa ser feito, será feito.
Crescimento inverso, do que é visível para o invisível
Outros caminhos de risco um pouco maior e com estratégias mais complexas, permitem que você cresça a partir do fruto que supostamente se quer existe. É quando você vende algo antes mesmo de ser iniciado.
Contexto das estratégias de crescimento
Na minha opinião, crescimento estratégico é um dos assuntos mais vagos no marketing. Normalmente vinculado a muitas coisas, mas na maioria esmagadora das vezes, às vendas. E com toda razão, claro! Mas quem teria mais razão? A empresa que busca vender mais, ou a empresa que busca acumular mais clientes? Eu sei o que tu pensou: “depende da empresa, do momento, do produto, da demanda, das oportunidades, etc”.
Mas as vendas são os frutos, a parte visível do crescimento. Basta uma empresa dobrar o seu faturamento e logo dirão que dobrou seu crescimento.
Uma venda ou um grande volume de vendas, é apenas um reflexo de um grande crescimento invisível que ocorreu antes. Por isso é necessário explicar o conceito estratégico para que tudo faça sentido.
Verdade seja dita, é necessário ter uma visão ampla e um esforço extra para compreender este conceito estratégico.
Contudo, gosto de utilizar alguns exemplos que facilitam muito mas também contarei abaixo algumas histórias reais vividas por experiências próprias para ilustrar cada uma destas estratégias de crescimento.
Fatores visíveis e invisíveis
Esta é a parte visível: Uma lavoura de café, te gera o retorno sobre o investimento realizado 3 anos após plantada. Isso é fato!
Esta é a parte invisível: A época que você escolhe plantar é uma decisão; O volume de nutrientes e a qualidade desses nutrientes é outra decisão; A quantidade de água natural disponível ou que você leva até a planta;
Sobre a água, veja quanta coisa invisível acontece e que influencia diretamente no retorno visível do seu investimento, ou seja, naquele momento em que o dinheiro volta para o seu bolso, acompanhado dos “amiguinhos” rendimentos.
A água aumenta a capacidade de fotossíntese, então é fundamental que haja o suficiente para as plantas. Caso contrário, uma parte da lavoura ficará mais bonita e produtiva do que a outra. Acredito que você já viu muito isso por aí…
Além disso, em média, apenas um pé de café precisa de, aproximadamente, 5 litros de água para se desenvolver dependendo do tipo de irrigação utilizada e das características do solo isso pode variar.
Outro fator invisível: O melhor horário para aguar ou regar a lavoura de café. Sim, você pode fazer isso quando quiser, mas existe um horário que lhe trará mais produção e lucratividade: sendo de manhã cedo ou no final da tarde.
Mas se a sua “ignorância” for acima da média, não insista em regar ou aguar quando o sol estiver forte, pois é como se nem tivesse feito o serviço.
A água evapora “antes de você ir fechar a torneira”. Com pouca água ou sem água, as raízes não terão o que absorver.
Liçoes sobre estes conceitos estratégicos:
Não adianta jogar 10 litros de água por pé, seu rendimento não irá dobrar pensando apenas neste fator.
Como sua empresa cresceu?
Quando a empresa que não entende como crescer, ou pior, como ocorreu o seu crescimento até aquele momento, fica difícil se preparar para uma expansão maior, pois não se sabe claramente o que foi feito de bom para promover os resultados.
O mercado está cheio de empresas que crescem como foguetes e quebram antes de sonhar em chegar na atmosfera.
Por conta disso, é extremamente importante ter indicadores, documentar as estratégias utilizadas medindo o resultado de cada uma delas e organizar todo este capital intelecutal (conhecimento adquirido que vale mais que dinheiro).
Sua empresa valoriza os parceiros?
Parcerias de negócios: outro grande sinal de que sua empresa está utilizando uma estratégia de crescimento ocorre quando muitas pessoas chave no mercado, começam a buscar parcerias com sua empresa.
Ou quando você busca novas parcerias e elas são aceitas. Afinal, todo empreendedor de sucesso faz parcerias principalmente quando está em um mercado competitivo.
As empresas parceiras podem desempenhar diversos papéis, como fortalecer a sua imagem, associação de marcas positivas, consolidação de uma posição estratégica de marca e serviços que complementam os seus para atender melhor os seus clientes.
Como seus funcionários podem destruir sua empresa?
Ruim começar com um título deste, néh? Ou você prefereria algo como: Como seus funcionários podem fazer sua empresa crescer? Ninguém faz algo grandioso sozinho. Mas muitas vezes é “sozinho” que se destrói grandes negócios.
O motor da empresa é a força de vendas. Mas o “chassi” é a estrutura física e todo o “resto do carro” é formado pelos colaboradores. Dizem que o que move a empresa é o trabalho dos colaboradores. Errado não está!
Mas eu gosto de separar um pouco estes “nichos” de colaboradores. Pois nem todos merecem este mérito, assim como quando a coisa está feia, nem todos fazem parte do “time que derruba”.
Vendedores qualificados são de longe os colaboradores mais difíceis de encontrar nestes últimos tempos. Por isso, aumentar a potência da força de vendas da empresa no mercado está cada vez mais difícil.
Descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida trocando ideias com os seus colaboradores.
No mais, sem dúvida todos os colaboradores impactam no crescimento da empresa, afinal, são eles que executam as atividades enviadas pelo piloto à todos os sistemas afim de vencer cada corrida diária para virar o mês no azul.
Lógico que investir no desenvolvimento da equipe vai fazer diferença. É claro que incentivar todos os funcionários a desempenharem suas tarefas da melhor forma possível vai somar muito. A questão é investir de que forma e incentivar de que jeito?
Veja abaixo algumas diretrizes estratégicas que servem para qualquer empresa:
- Apresentar a missão, visão e valores da empresa;
- Demonstrar que há foco em metas;
- Objetivos a curto, médio e longo prazo;
- Fomentar uma cultura de adaptação às mudanças que surgem o tempo todo como algo comum do dia a dia;
- Destacar as habilidades interpessoais que cada setor precisa desenvolver e sustentar;
- Manter um ambiente saudável no trabalho;
- Fazer reuniões de alto valor agregado e que sejam produtivas, ou não fazer reuniões se não se sabe que frutos pode gerar;
Elabore um plano de negócios
Um plano de negócios não é tão fácil de fazer quanto se pensa e muito menos é algo inútil como se imagina. Somente quando você começar a elaborar o seu, é que irá perceber isso. Seu plano de negócios deve conter:
- Dados demográficos do segmento em que a empresa atua;
- Detalhes custo x benefício dos produtos e serviços oferecidos;
- Infraestrutura necessária da empresa;
- Capacidade de produção e entrega;
- Número de clientes que a empresa pretende atender
- Número de funcionários para fazer a empresa rodar;
- Estudo completo sobre os principais concorrentes;
- Lista de fornecedores;
- Estratégias de marketing;
- Pontos fortes e fracos (seja realista e honesto);
- Estimativa de gasto, custos fixos, variáveis e lucro;
Ter um bom plano de negócios permite prever desafios e antecipar soluções ou correções antes mesmo de expor suas falhas e fraquezas que podem comprometer a entrada da sua empresa no mercado.
Bem como, validar suas forças e consolidá-las como um fator de crescimento da empresa. Descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida utilizando também o conceito Growth Hacking.
Bônus: Conceito de Growth Hacking
O Growth Hacking é uma estratégia conhecida por analisar cenários futuros como se a sua empresa realmente estivesse “lá”. E assim, vendo tudo que acontece no “futuro” você poderá escolher agora qual foi o caminho que levou sua empresa para o melhor cenário possível.
A partir desta visão, é um conceito de marketing conduzido por experimentos de visualização e análises de cenários que se aproximam literalmente da realidade da empresa considerando todos os recursos existentes e inexistentes.
Esta metodologia é muito atrativa, pois faz com que o seu time fique em outro nível de engajamento. Descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida através de dados.
Dados que sustentam uma estratégia de sucesso
As análises de dados sempre geram insights de alta qualidade, exceto se os dados coletados escolhidos forem irrelevantes, ou seja, alguém não soube apontar quais dados eram importantes para ajudar nas decisões que definem o futuro da sua empresa.
A análise de dados, tem por base, a missão de ajudar qualquer líder a tomar decisões sólidas e sem “achismos”. As informações são coletadas pelos colaboradores, através de relatórios automatizados pelo sistema, painéis de métricas personalizadas, dados em tempo real e análises de BI (Inteligência de negócios).
Você pode aprofundar ainda mais entendendo os 4 pilares da estratégia clicando aqui