Se você gosta de aprender assistindo ótimos filmes que ensinam Marketing, então veja esta lista valiosa que preparei. Vale destacar que eu assisti à todos que estou indicando, e destaco abaixo tudo que foi possível aprender com cada um deles.
Imagino que você já tenha assistido à alguns desses filmes, mas confesso que até assisti alguns novamente para me certificar de que vai valer a pena você também assistir mais uma vez.
Você já vai entender porque fazem parte dessa lista de filmes que ensinam Marketing. Então, te convido à assistir mais uma vez, pois assim irá notar todas as lições de marketing que o filme nos ensina, e isso potencializará ainda mais o seu conhecimento.
Estes filmes podem te ajudar de verdade, com insights, ideias e até mesmo inspirar. Já recomendei alguns desses filmes para colaboradores meus sem dizer que minha intenção era que aprendessem mais sobre marketing! Deu muito certo.
Confira a minha lista de filmes a seguir, mas antes quero deixar um aviso: alguns podem bugar a sua mente, se você estiver fazendo errado há muito tempo. A boa notícia é que “nunca é tarde demais para fazer a coisa certa” (essa frase é de um deles).
Filme 01: O homem que mudou o jogo
Além das lições abaixo, este é um filme com muita informação bacana de Marketing, e como são aplicadas. Como a análise de dados e gestão podem ajudar a sua empresa da mesma forma que ajudam a criar um time de surpreendente sucesso.
Lições do Filme “O homem que mudou o jogo”:
- Mudanças e visão de cenários futuros
O filme expõe um sistema que funciona do mesmo jeito por muitos anos, assim como os custos eram altos e existia uma grande dificuldade de conseguir bons investimentos, tudo soava impossível na vida de pequenos times, cada vez mais distantes das grandes equipes. Repetir o que já era feito antes levaria todos para o mesmo lugar e talvez ainda mais distante dos objetivos, então perceberam que fazer novamente as mesmas coisas, seria tolice e não mudaria nada. A grande sacada é fazer tudo de uma forma diferente, isso claro se você quer resultados diferentes. - Tempo para assar o bolo
O bolo não fica pronto 1 minuto depois de ser colocado no forno. Da mesma forma, se você busca inovação, não espere resultados imediatos. O filme ensina resiliência para alcançar o próximo nível sem se distrair ou se desviar do caminho que leva até lá. - Resultados com pouca grana
A busca por novas formas de contratar, levou o time a acreditar mais em números e performance do que nos grandes nomes de alto custo. Dessa forma, a “cara e o nome” do jogador era o que menos importava. Os olhos passaram a focar nos resultados que eles produziam. Curto demais esse conceito! - Poucos aceitam a mudança, por isso, poucos alcançam.
Um dos maiores desafios é superar as adversidades do ambiente ao redor para implantar novas ideias. Ademais, mudar o que é necessário exige um espírito guerreiro de outro nível. Talvez a palavra chave seja espiritualidade forte. Afinal, não existe zona de conforto que sobreviva à isso. - A mensagem final
A importância de curtir a jornada. Conforme todo aprendizado é adquirido no caminho, nos momentos, enquato percorremos toda a trajetória que leva aos objetivos. Saiba aproveitar e transformar este percurso em uma experiência agradável.
Filme 02: Air: A História por trás do Logo (2023)
Uma boa história foi o que virou a chave!
Lições do filme “Air: A História por trás do Logo”:
- Parceria de sucesso
Quando a Nike e Michael Jordan fizeram uma parceria, que inegavelmente chocou a cultura do esporte lançando a marca para uma nova linha de tênis de basquete, chamada: “Air Jordan”. Com pouca tradição neste tipo de produto, por conseqüência a Nike “sofria” com os grandes concorrentes, até que fechou esta grande parceria com Jordan e conseguiu fazer a marca decolar. Fácil, néh? Nada… A Nike sabia que não era a primeira escolha do atleta. - A importância e relevância de um storyteeling
Em meio a tantas ações de marketing e campanhas dos mais diversos tipos, contudo entre todas as tentativas de sobressair no mercado, o storyteeling é o que ganhou destaque e o público. Todo o contexto do processo de contratação do atleta passou a ser acompanhado de “camarote” pelo público, enquanto que gera emoções e aumentava as expectativas. - A inegável força do Branding
A lição de marketing nessa história, primordialmente é que investir em branding faz com que os seus clientes literalmente decidam comprar mais de você, por terem a sensação de estar “consumindo” uma marca que amam. Quanto mais próxima a sua marca for dos valores dos seus clientes, mais confiança gera, mais a marca irá marcar; - A experiência dos clientes
Se você quer sobressair de verdade, certamente em algum momento terá que parar para pensar em como proporcionar ao cliente uma boa experiência. Quando o cliente não é o centro, as ideias de alguém se tornam o centro. O problema é que na maioria das vezes as necessidades dos clientes são bem diferentes das ideias daquela pessoa. - Gestão de crise
Uma coisa é enfrentar uma crise, todavia, outra coisa é não desistir de uma meta traçada e ainda sim, alcançar os mais surpreendentes resultados.
Já assistiu algum desses filmes que ensinam Marketing?
Filme 03: À Procura da Felicidade (2006)
Se você já assistiu este filme, assista novamente. É bom demais para ser assistido apenas uma vez. Filme baseado em uma história real muuuuuito, mas muuuuito bacana. Uma lição de marketing, de vendas e de vida.
Papai, escuta essa: “Um dia, um cara estava se “afogando”, veio um barco e disse: quer ajuda? E ele: não obrigado. Deus vai me salvar. Passou outro barco e perguntou: quer ajuda? E ele: não obrigado. Deus vai me salvar. Aí ele morreu e chegou no céu e disse: “Deus, porque não me salvou?” E Deus disse: “Eu lhe mandei dois barcos”.
Lições do filme “À Procura da Felicidade”:
- Para começo de conversa
Filme inspirado em fatos reais. Nesse sentido é provável que você reflita sobre métodos de vendas, atitudes, comportamentos, vida pessoal, profissional e até mesmo sobre os sonhos que tem dificuldade de tirar do papel. - Sucesso em vendas
O filme ensina como você é capaz de se atualizar e se reinventar. Além disso, de perceber as mudanças no mercado, bem como as movimentações, inovações e o que já está perdendo a relevância. Por isso, são verdadeiras aulas sobre recorrência de vendas. Além disso, mostra a importância de avaliar a aderência do produto no mercado. - Disposição para ensinar e aprender
Achar que já sabe o suficiente pode “matar” você. Aprenda tudo sobre seu produto e provavelmente ainda saberá menos que os clientes nos dias atuais. Por isso, vá além e aprenda sobre a realidade do seu cliente. - Energia onde vale a pena
Não saia que nem um louco prospectando em todo lugar. Antes de tudo, use sua energia como estratégia, gastando somente com potenciais pessoas interessadas no seu produto. - Foque no que você é melhor
Talento? Esforço? Persuasão? Técnica? Alguma habilidade específica? Seja bom no máximo de coisas possíveis, mas em pelo menos uma delas, seja realmente o melhor. Nossa Filmes que ensinam Marketing não podia faltar.
As melhores Frases ditas no filme “À Procura da Felicidade”:
- “Temos de enfrentar a verdade e trabalhar para mudar isso. E não se enganem, nós podemos mudar isso.”
- “Precisa de ter faculdade para ser bom nisso? Não. Basta ser bom com números e com gente.”
- “Todos pareciam tão felizes? Porque eu não poderia ser assim?”
- “Posso dizer uma coisa? Eu sou o tipo de pessoa que, quando fazem uma pergunta e não sei a resposta, eu digo que não sei. Mas aposto, que sei como encontrar a resposta.”
- “Nunca deixe que ninguém lhe diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu (seu pai).”
- “Se tem um sonho, deve protegê-lo.”
- “Quando alguém não pode fazer algo diz que você não pode.”
- “Se quiser algo, vá atrás. Ponto final.”
- “Vocês os pescam, e nós assamos o peixe.”
- “Alguns de vocês estão aqui porque conhecem alguém. Outros, porque pensam que se acham alguém, mas um de vocês vai ser alguém.”
- “X telefonemas é igual a x clientes em potencial, x clientes em potencial é igual a x clientes. X clientes é igual a x dólares entrando na empresa.”
- “A maioria das pessoas precisa de um plano. A vida já é louca demais sem um plano.”
- “Há coisas que acontecem na vida e há coisas que você faz acontecer. É a diferença entre ter um plano e não ter.”
- “Nunca deixe que ninguém impeça você de sonhar, nem se essa pessoa for o seu pai.” (a mais forte delas)
*As últimas 5 frases são repetições das primeiras. Fiz questão de colocar aqui por conta de traduções diferentes que podem ter, então, fique com aquela que lhe impactar melhor nesta lista de filmes que ensinam Marketing.
Filme 04: Amor por Contrato (2010)
Você vai aprender a observar como o SEU comportamento de compra tem o poder de influenciar a opinião das pessoas AO SEU REDOR. Deu vonta de ver néh? Aproveite esses filmes que ensinam Marketing.
No filme, você vai observar que uma família perfeita (combinada) demonstra os produtos que compram o tempo inteiro. Já aviso logo que não observei no filme se os clientes compreendiam que existiam alternativas de compra e também se a decisão de compra poderia ter sido mais real do que foi.
Mas o fato é que por influencia, as pessoas literalmente costumam ignorar as alternativas, confiando naquele que o influenciou, comprando o produto indicado sem muitos questionamentos e interferências, quase como uma “hipnose”.
Mas o comportamento pós-compra também é muito legal de observar, pois, na medida que as pessoas compravam, exibiam para seus colegas. Seria isso um tipo de prova social? Creio que sim. Por isso faz parte da nossa lista de Filmes que ensinam Marketing;
Lições do filme “Amor por Contrato”:
- Estratégia invisível para atrair clientes e vender mais
A julgar pelo nome do filme, ainda que você nem imagine, está prestes a aprender sobre: Empresas que utilizam as estratégias de marketing invisível para promover seus produtos, conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na compra, processo de decisão de compra, marketing de guerrilha e marketing invisível. - Imagem
O filme mostra a vida de uma família que aparenta ser perfeita, equilibrada, com um estilo de vida desejável e invejado pelos vizinhos. Mas tudo isso é apenas mais uma estratégia de Marketing invisível de vendas para influenciar hábitos de consumo no entorno. - Conceito do Marketing invisível
Também conhecido como Marketing Oculto, trata-se de saber como as informações são recebidas pelo consumidor sem que ele perceba. A fim de compreender o que realmente é valorizado pelo cliente. Os clientes são influenciados o tempo inteiro por fatores pessoais e sociais, que são os de maior destaque no filme. Algumas empresas utilizam grupos de referência, que atuam como formadores de atitudes e comportamentos de compra (Muito comum em lançamentos imobiliários principalmente em loteamentos. Lembrou de alguém aí?); - Algumas literalmente contratam pessoas influentes para falar de forma natural em círculos de relacionamento sobre um produto determinado. Como alguém iria perceber que existe alguém tentando inflenciar vendas ali? Complicado néh? Assim, cada vez mais pessoas contratadas vão espalhando a mensagem do produto nas mais diversas “praças”.
- Marketing de guerrilha
Algumas cenas mostram que as empresas colocavam seus produtos sempre em destaque nas mídias, prateleiras e em locais de alta visibilidade.
As melhores frases ditas no filme “Amor por Contrato”:
- “As pessoas gostavam e confiavam em você. E compraram o que vendia.”
- “Para ter sucesso aqui não deve só vender coisas. Está aqui para vender um estilo de vida, uma atitude.”
- “Se as pessoas quiserem você, irão querer o que tem.” (e o que vende)
- “Você não percebe o efeito que tem nas pessoas?”
- “Você ainda vende para indivíduos, precisa criar um efeito de onda.”
- “São as conexões que alcançam o consumidor em seu benefício.” (próprio)
- “Não é sobre eu vender meus produtos, devo garantir que minha equipe esteja vendendo.”
- “Pense assim: estamos unindo grandes produtos a pessoas que os querem. É um serviço.”
- “Eu vivia uma vida que não queria, até descobrir exatamente o que quero.”
Filme 05: Do que as mulheres gostam (2012)
O filme não é tão romântico quanto se imagina, mas é bem humorado e as lições de marketing estão em todos os lugares. O protagonista é um executivo de uma grande agência de publicidade, e vive entre situações engraçadas e constragedoras para descobrir exatamente o que a “cliente” quer. Este é um filme antigo, mas, vai por mim! vale muito a pena!
Vários conhecimentos de marketing são distribuidos “gratuitamente” e pode até mesmo inspirar você a pensar um pouco mais fora da caixa. E se tem ensinamentos sobre público-alvo, então tinha que estar em nossa lista de Filmes que ensinam Marketing.
Lições do filme “Do que as mulheres gostam”:
- Entender as necessidades dos clientes
Basicamente o protagonista tem o poder de ler os pensamentos das mulheres, por causa de um choque que levou ao cair numa banheira com um secador elétrico.”Seria ótimo se levar um choque nos ajudasse a ler a mente dos clientes”. A partir do momento em que ele sabe o que as mulheres pensam, em suma ele escuta literalmente seus pensamentos e reage atendendo suas necessidades proporcionalmente. A mesma coisa deveria acontecer com a sua empresa, já que é essencial que você conheça os pensamentos dos seus clientes, para entender as suas necessidades. - Adaptação ao “mercado”
Ele não só conquistou sua chefe, como recuperou a confiança de sua filha, conquistou a Nike e lançou uma grande campanha de marketing. - Publicidade e marketing
Inicialmente o cara é um profissional bem ruim e além disso com alguns poucos relacionamentos superficiais e não conhece profundamente as pessoas mais importantes ao seu redor. Portanto somente após o choque, passa a entender a real importância do comportamento delas, e de alguma forma, todo mundo fica é beneficiado por conta desta nova habilidade. - Transmitindo uma mensagem
Esta aí talvez uma das maiores lições… Sabendo como as pessoas pensam, decerto você terá uma precisão muito maior na hora de escrever a ideia que precisa sobre o seu produto. É importante saber o que as pessoas vão sentir após receberem a mensagem. - Público-alvo
É claro que você pensou e eu também pensei, que, com tal poder, eu focaria em vender produtos para as mulheres. Ouvir pensamentos das mulheres, compreender seus desejos e necessidades. Assim, ele cria estratégias que “falam” com as mulheres o tempo todo e isso é muito legal no filme!
Melhores frases ditas no filme “Do que as mulheres gostam”:
- “Mas, julgo-me capaz de vender tudo, uma vez que saiba as necessidades do comprador.”
- “Querem entrar na mente das mulheres e atingi-las de modo real.”
- “No que você acha que ela está pensando? Ela está pensando no que espera da vida. No que vai conseguir… como irá fazer tudo isso? As mulheres pensam muito nisso.”
- “Talvez correr dê tempo para esquecer tudo… talvez dê algo que ela não consegue em nenhum outro lugar. Olhe para ela. Como eu gostaria de ser ela!” (tema da campanha da Nike)
- “Acho que a rosa perdeu o perfume.”
- “Nunca é tarde para fazer o que está certo.” (horário)
- “Você sacudiu o meu mundo, mudou a minha vida, me encantou.”
- “Parece que estou aqui como um herói 1h da manhã para te salvar, mas a verdade é que quem precisa ser salvo aqui sou eu.”
- “Gostaria de poder ler seus pensamentos.”
- “Então não deixe que eu o demita”.
Tem alguma dica para melhorar a nossa lista de filmes que ensinam Marketing?
Se você quer se aprofundar mais sobre Marketing, vale a pena clicar no link e conferir este conteúdo: O que é Marketing?
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Thayronne Matos