A Inteligência Artificial está trazendo uma verdadeira transformação em tudooooooo!!!! E porque isso não chegaria até o Marketing? Entenda o impacto da Inteligência Artificial no Marketing da sua empresa.
Usados em conjunto, o Marketing com “auxílio” da IA são capazes de coisas extraordinárias. Mas não pense que o trabalho dos profissionais de marketing serão reduzidos ou subjulgados por conta disso. Muuuuuito pelo contrário. Isso é o que vamos entender agora!
Provavelmente você já sabe que existem diversas ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser utilizadas juntamente com as suas atividades de Marketing, como criação de conteúdo, inspirações de textos, ajustes de conceitos e até mesmo correção de erros de português? Nem tanto, mestre. Nem tanto!
Será que a IA poderia dizer qual a melhor estratégia para a sua empresa?
Claro que não néh amigo! Tá vendo como o profissional de marketing ainda “respira” aliviado? Existem fatores humanos a serem considerados, experiências de clientes a serem compreendidas, entre outras coisas.
Mas não tem como negar que a IA vai resolver uma boa parte do trabalho “grosso” dos profissionais de marketing. Já parou para pensar como isso pode ser incrível? O marketeiro poderá usar seu potencial mental para coisas que realmente importam e perder menos tempo com textos, edições de imagens, gestão de atividades, relatórios básicos, etc.
Nesse sentido, a IA pode automatizar as tarefas, liberando muito mais tempo para a criatividade e para o “garimpo” da inovação.
Em resumo, com a integração de I.A. será possível aprimorar a eficiência operacional.
O que esperar do Marketing com Inteligência Artificial?
A IA já é utilizada em todo o mundo. Se o seu concorrente utiliza IA para melhorar o Marketing, será praticamente impossível ter o mesmo rítmo de agilidade na execução das tareas. O que automaticamente te obriga a pensar na utilidade da IA
Os chatbots por exemplo, estão revolucionando a agilidade dos atendimentos e estão cada vez mais autônomos e com capacidades de respostas “humanizadas” cada vez mais aperfeiçoadas.
Tem como não querer lucrar com isso? Um chatbot atende “zilhões” de pessoas ao mesmo tempo. Um funcionário, quando precisa atender 3 ao mesmo tempo, já começa a pensar em demissão.
Por isso, acredito que a IA será crucial no Marketing e não vejo como seguir outro caminho. Além disso, a I.A. pode criar relatórios de acordo com as necessidades dos seus clientes. (com base em dados reais alimentados por você ou recebidos de forma automatizada através do seu sistema ou aplicativo próprio).
Inteligência artificial (IA): o que é?
Quando abordamos sob a ótica da ciência da computação, o campo da inteligência artificial (IA) está focado no desenvolvimento de robôs inteligentes. Aqueles capazes de realizar atividades que tradicionalmente exigem raciocínio humano.
No caso, isso engloba à função de desenvolver habilidades cognitivas semelhantes às dos seres humanos. Como a capacidade de raciocinar, encontrar significado, generalizar ou aprender com a experiência.
Sabia que a Google utiliza IA para construir respostas do Gmail desde 2017? Amigos, estamos falando de 7 anos atrás. Se você utiliza Gmail sabe o quanto é útil.
A IA funciona como uma “máquina” que “lê” cada parte dos dados (textos, imagens, vídeos, etc) literalmente para “aprender” mais. São (me perdoe o palavreado) trilhaquintatrocentalhões de dados “filtrados” neste aprendizado todos os dias.
Amigos, estamos perto da maior revolução da história. E o Marketing não vai surfar nessa onda? Mas é claro que vai. Por isso é tão importante entender o impacto da Inteligência Artificial no Marketing.
Boa pergunta: O que a IA não é?
A inteligência artificial não é uma ameaça para a raça humana como muitos pensam. Mas, eu ainda mantenho um pé atrás! E também não é “mão-de-obra” qualificada 100% confiável, como muitos pensam.
Especialmente no marketing, se você simplesmente copiar o que uma IA te sugerir para depois fazer na empresa, seria equivalente a eu te dizer que algo está acontecendo e você acreditar sem pesquisar a fonte, ou no mínimo a coerência daquelas informações.
Não, senhores. Apesar de ser uma mão na roda, a IA não entrega tudo mastigado. Porêm, contudo, entretanto, para quem sabe utilizar a IA em alto nível de interação, é bastante provável, que 90% do resultado seja aproveitado. Talvez até 100% em algumas situações.
Sobre a evolução da IA
Para ser honesto, esse “trem” está evoluindo absurdamente em uma tal velocidade, que talvez daqui um tempo eu precise rever parte das coisas que estou dizendo. De qualquer forma, eu Thayronne, não posso ignorar a IA e já tenho feito vários testes surpreendentes. Independente disso, de conseguir um resultado bacana coerente, sempre me aprofundo um pouco mais pesquisando ao modo raíz o mesmo tema.
Digamos que em alguns pontos, a IA será insuperável, nenhum ser humano terá a capacidade e agilidade de produzir o que uma IA produtos. Em outros pontos, a IA ainda está um pouco longe de ser confiável, e por conta disso, pode ser utilizada amplamente para ajudar o seu setor de Marketing, mas meu nível de confiança é 0% quanto a desenvolver estratégias de marketing que se encaixa exclusivamente para sua empresa.
Posso afirmar isso porque estratégias de marketing “genéricas” normalmente servem para qualquer empresa. Então, estas, sim, você poderá ter uma luz do que são e como aplicá-las. Mas como sua empresa é um negócio “orgânico”, ou seja, movido por gente, a IA não considera o nível de aceitação, dedicação, influencias dos clientes, etc, etc.
IA é uma consultoria de Marketing Confiável?
Em outras palavras, a IA não é uma consultoria que lhe abrirá os olhos para as oportunidades que estão surgindo no caminho, pois ela não as vê. Assim como não lhe abrirá os olhos para as ameaças que estão no caminho, pois ela também não as vê.
Não estou dizendo que a IA reduzirá a humanidade das marcas. Mas penso que neste asssunto o buraco ainda é mais embaixo. Já ví sites afirmando que a IA irá tornar as marcas mais humanas do que nunca. Eu não confiaria nisso tão cedo.
Bom, tenho 20 anos de história como consultor, então já vivi muitas coisas que nem se tivesse um robô IA autônomo assistindo ele seria capaz de resolver por conta das emoções humanas, do ângulo de razão que cada pessoa possui, da história de vida de cada colaborador, da intensidade e urgência das suas necessidades fisiológicas, e eu poderia seguir essa lista aqui por mais 100 lindas.
Mas concordo que a IA terá ou já tem uma capacidade de atender aos clientes em um nível humanizado, o que toca no Marketing apenas na parte do atendimento aos clientes.
Sei não, viu! Acredito que um atendimento feito por um humano de verdade pode se tornar uma griffe. Só penso.
O LADO INCRÍVEL DA IA
Muitas tarefas monótonas e repetitivas pesam demais os ombros dos profissionais de marketing. E adivinha só, quem pode resolver tudo isso com 1000x mais eficiência e perfeição? Sim, a IA.
A IA irá ajudar as equipes de marketing a minimizar o volume de erros. Existem recursos de aprendizado de máquina, processamento de automação de dados, que permitem ajustar várias tarefas sem intervenção humana.
Aí sim, os profissionais de marketing poderão se concentrar na sua marca e em seus clientes. Que maravilha, finalmente fazendo na maior parte do tempo, o que nasceram para fazer.
Mesmo considerando as tarefas que podem ser automatizadas, o profissional de marketing precisará se aperfeiçoar para garantir que a IA desenvolva os algoritmos certos para desempenhar esses trabalhos de acordo com a necessidade da empresa.
Como a IA poderá ajudar?
A ideia é que a IA funcione como uma assistência ou alguém que tenha propriedade para “dar opiniões” que contribuam na construção de estratégias de marketing forma mais consistente e robusta.
Como este post foca nos empresários, depois farei um outro post com uma lista destas atividades e tarefas que a IA pode auxiliar. Mas vou adiantar algumas das tarefas mais realizadas pela IA para auxiliar profissionais de marketing:
Criação de persona, Definição de títulos para postagens, análise de dados históricos e de desempenho, Previsão de resultados de campanhas com base em análise preditiva, cálculo de retorno sobre investimentos em marketing, inserção de palavras de transição em textos, entre outras.
Você pode utilizar a IA para lhe auxiliar na qualidade do seu marketing. Já pensou que bacana? Tudo que você gostaria de fazer na empresa, pode ser consultado na IA antes, e ou, juntamente com seu profissional de marketing. O impacto da Inteligência Artificial no Marketing pode ser diferente de acordo com o seu estilo de gestão e interesse.
Inteligência Artificial no Marketing Digital
Agora sim podemos “palpar” atividades mais reais da IA, pois em termos de Digital, o Marketing está se transformando com o uso de serviços automatizados que permitem economizar tempo e dinheiro. Alguns exemplos:
Interpretação de dados em tempo real
Analisa seus dados em analogia com o perfil de cliente ideal. Isso significa ver rapidamente a que rumo os resultados estão nos levando, e se necessário for, mudar seu próximo curso do barco criando novas ações ou até mesmo cancelando-as.
Aumento da produtividade
Como falei, as tarefas monótonas que normalmente são repetitivas e tomam muito tempo, poderão ser automatizadas através da IA. Com isso, a produção estratégica vai ganhar mais atenção e vai aumentar com o ganho do tempo extra.
Plano de ações
Você pode criar planos de ações orientados por IA para ajudá-lo a criar um plano de marketing mais assertivo.
Segmentação de público
Se a estratégia só dá certo quando alcança o público certo, imagina usar a IA para coletar dados personalizados de acordo com as necessidades de cada estratégia? Assim você poderá não somente segmentar seus clientes, como mais uma vez usar a IA para analisar estes dados para trazer respostas afim de quem sabe até prever os próximos comportamentos dos clientes.
Chamamos isso de análise preditiva, onde o que mais queremos é extrair insights mais aprofundados das preferências dos clientes. Tudo baseado nas experiências passadas do usuário vs experiências atuais = melhorias nas experiências futuras.
Conteúdo Social Media
Muitos profissionais já não perdem tempo gerando conteúcdo escrito para mídia sociais, inclusive imagens também. Tanto nas postagens, hashtags, imagens e vídeos já é possível criar o conteúdo apenas indicando as diretrizes que você precisa.
Inclusive, peguei estas duas linhas que acabei de digitar e simplesmente colei no Chat GPT para ver o que ele teria a dizer a respeito disso, veja qual foi a resposta:
OBS: Depois que vi que a cometi um erro de digitação na palavra “conteúddo”(conteúdo). kkkk
Mas veja abaixo a resposta da IA por completo:
Experiências online personalizadas
A capacidade de encontrar informações e experiências personalizadas on-line, assim como no mundo real, pode ser a diferença entre ganhar a atenção do seu público-alvo ou desaparecer em segundo plano.
Ao ajustar o conteúdo e a entrega dependendo da localização, gostos, desgostos, atividade on-line, dispositivos e muito mais, a IA permite criar uma jornada de compra distinta e personalizada.
Assim, sua empresa pode criar conteúdos e abordagens personalizadas – como e-mail marketing, landing pages e até mesmo anúncios em tempo real, ampliando a probabilidade de conversão.
Particularmente, o impacto da Inteligência Artificial no Marketing soa as vezes como uma conversa entre eu e a máquina. Confesso que isso parece coisa de maluco.
Materiais ricos com base na inteligência artificial no marketing digital
A IA permite que você identifique o material de maior resultado com base no comportamento do seu público-alvo. Assim, possibilita a aplicação do marketing de conteúdo que gera resultados.
Dessa forma, sua empresa pode acessar dados mais específicos sobre os tipos de conteúdo que engajam seu público-alvo e criar conteúdo mais eficaz, ou seja, mais uma vez você tem o impacto da Inteligência Artificial no Marketing
Atualmente, com todos os apps e tecnologias disponíveis em seu smartphone, é plenamente possível criar vídeos e outros conteúdos audiovisuais de forma rápida e simples.
Assim, caso os dados do público indicarem que é o que sua marca precisa, você pode rapidamente suprir esta demanda e acelerar tomadas de decisão com a abordagem certa na hora certa.
Análise para Marketing Preditivo
Um dos objetivos que mais busco é o de obter insights extraídos no “fio do ouro” da imensa quantidade de dados que podem ser “garimpados” todos os dias na empresa. Mas eu sei que isso é um grande desafio e poucas empresas encaram.
A ideia é utilizar estes insights para combinar resultados que ajudam a entender a mudança de comportamento dos clientes do passado até o presente momento. Assim, é possível criar uma linha “imaginária” considerando a possibilidade deste comportamento continuar mudando.
Assim funciona o Marketing Preditivo. Utilizando inteligência de dados para prever o que os clientes irão fazer no futuro. Claro que a previsão pode não ser precisa, mas costuma apontar mais de 70% de chance nas probabilidades. O que já é o suficiente!
A IA pode ajudar muito o Marketing neste sentido para captar e explorar ao máximo os “grãos de ouro” espalhados nesses dados. Sem falar que fica muito mais fácil entender melhor as necessidades e tipos de produtos que os clientes tendem a procurar dentro de um espaço de tempo.
Assim, você também pode usufruir desta estratégia para antecipar um posicionameto de marca que teria que fazer um pouco mais adiante, fazendo-o agora. Isso realmente pode te deixar alguns passos na frente da concorrência.
IA para atrair leads
Algoritmos de IA já podem ser utilizados (já estão na verdade) para calcular probabilidades de atrair leads de acordo com cada ideia de marketing que você “jogar na mesa”.
Riscos do uso da IA no Marketing
A coleta de dados de clientes realizadas pela IA, pode correr o risco de serem usados indevidamente.
Plágio é outra preocupação para quem amadores irresponsáveis adoram copiar um conteúdo e simplesmente colar. Pois a IA gera conteúdo com base em dados e informações pré-existentes. Ou seja, ela não criou aquilo só para você!
Entena na prática: se o seu concorrente utilizar as mesmas palavras-chave/contexto para soliticar a IA para criar um conteúdo, é possível que também alcance o mesmo resultado ou algo muito parecido com o que a sua empresa obteve.
“A vida não é um mar de rosas”, diziam meus avós. Portanto, tem que verificar cuidadosamente cada material gerado pela IA antes de utilizá-lo ou publicá-lo. Hoje em dia os direitos autorais geram problemas cada vez maiores.
Eu apostaria na IA com Marketing?
Sim, não tem como negar o impacto positivo na produtividade. Quem souber utilizar e equilibrar os ganhos, já está na frente.
Não vejo problema em criar campanhas de marketing e enviar para uma IA fazer uma avaliação. Por mais bobo que possa ser o feedback, quem sabe não gera insights valiosos? Creio nisso.
Para melhorar o impacto da Inteligência Artificial no Marketing, sugiro não “pedir” a IA para criar algo do zero, pois não será do zero. Eu diria que será “copiado” e “misturado” com diversos conteúdos, e depois compilado em algo que satisfaça a sua solicitação.
Sinceramente? Não consigo valorizar isso e também não acho útil para o meu papel de consultor estratégico e criar de marcas fortes para empresas. O impacto da Inteligência Artificial no Marketing que busco, está em outro nível.
Um conselho de ouro?
Considere analisar os dados de comportamento dos seus clientes. Se você não sabe como fazer isso, só porque você chegou até o fim deste post, lhe darei uma consultoria online de 20 minutos para lhe explicar como fazer. Os dados guardam oportunidades que você estaria disposto a pagar furtunas para conseguir, e elas estão aí de graça, esperando que as veja.