(entenda os efeitos destes termos na comunicação das suas mídias e legendas)
Já que atualmente o Marketing de Novidades x Oportunidades é uma das estratégias de comunicação mais utilizadas nas legendas. Seja em posts ou mídias tradicionais, hoje vamos destacar como um grande número de publicitários cometem erros básicos na hora de criar uma copy ou textos diversos utilizando estes termos “Marketing” e “Oportunidades”. Até mesmo em mídias mais robustas tradicionais como outdoors.
O erro está em não entender a diferença entre novidade e oportunidade. Logo, a estratégia de Marketing de Novidades x Oportunidades se torna falha.
Basicamente, a principal diferença está no tipo de apelo que cada termo é capaz de transmitir. Ou seja, saber o que de fato cada uma delas comunica. Especialmente em campanhas de marketing e comunicações de anúncios de vendas.
Novidade (Marketing de Novidades)
Faz referência à algo novo, anunciado ou lançado recentemente, ou que realmente seja uma informação nova, últil quando comparada às informações já conhecidas anteriormente da mesma empresa.
Exemplo: Lançar um loteamento é uma novidade. Anunciar o mesmo lote 2 anos depois já não é mais novidade. Contudo, informar os avanços nas obras é trazer novidades. Então neste caso, o anúncio do lote que já é conhecido, é antes de tudo algo de baixo impacto. Mais do mesmo.
Novidade é um termo que atrai a atenção de clientes interessados em coisas novas, então não inclua este termo em conteúdos cujo o objetivo é informar coisas antigas, já conhecidas. Pois se não é novidade, isto enfraquecerá rapidamente a sua força de comunicação.
Novidade também é um termo usado para anunciar novas tendências e gerar curiosidades.
Mas se você realmente quer usar este termo em sua máxima essência, entenda que sempre que o empregar de forma correta, é certo que as pessoas terão a sensação de estarem atualizadas e bem informadas sobre algo antes das outras. E que portanto refere-se à algo que poucos tem conhecimento. E isto pode até não parecer, mas é um baita diferencial de comunicação.
Exemplos de textos utilizando corretamente o termo Novidade em um contexto onde o loteamento já foi lançado e é conhecido:
- Errado: “Novidade para você cliente! Lotes de 500m² com vista para as montanhas”. (É um erro pois os clientes já sabiam que os lotes possuem este tamanho e vista).
- Correto: “Novidade para você que decidiu adquirir um lote agora e ainda não conhece o nosso empreendimento em Balneário Camboriú: nossos lotes possuem 500m² e uma vista privilegiada das montanhas e do mar de Balneário Camboriú.” (Aqui você deixa claro desde o início que este anúncio não é para quem já conhece o empreendimento, enquanto que ao mesmo tempo, “refresca” a memória deste “antigo” cliente que ainda não adquiriu um lote, fixando as vantanges do empreendimento e quem sabe, fazendo-o se lembrar de indicar à algum amigo.)
Oportunidade (Marketing de Oportunidades)
Diferente do termo “novidade”, a Oportunidade é um termo que expande de uma vez só uma explosão de pensamentos que transformam os sentimento de quem lê a palavra.
Assim, o termo Oportunidade trás a ideia de uma chance única, de um momento vantajoso, quase sempre de forma escassa e temporária, de forma que representa um um benefício especial para poucos.
O senso de urgência que este termo é capaz de alavancar é uma coisa surreal, de forma parecida com o termo “Promoção” utilizado por lojas e que comprovadamente atrai muito mais clientes para a loja e consequentemente mais vendas.
Oportunidade também exclusividade, vontade de ser o primeiro, ou ainda o “terrível medo positivo” que é o medo de perder algo especial, que portanto, o faz buscar mais informações sobre o que está sendo oferecido. É aqui que o Marketing de Novidades x Oportunidades começa a funcionar.
Exemplos de textos em um contexto onde o loteamento já é conhecido:
- Errado: “Oportunidade para você cliente! Lotes de 500m² com vista para as montanhas”. (É um erro pois se os clientes já conhecem o empreendimento, neste contexto a informação que buscam é a que remete diretamente à oportunidade, ou seja, uma oferta menor por curto espaço de tempo, desconto na entrada, parcelamento facilitado, uma condição única raramente vista, entre outras formas. É necessário expor a oportunidade “de cara” e deixar que as emoções do cliente “falem por si só”).
- Correto: “Oportunidade única para os primeiros 10 clientes que entrarem em contato conosco: Entrada de apenas 10% do valor do imóvel e parcelamento facilitado direto com a construtora por até 120 meses. (Considere que a oferta normal deste imóvel seja de 25% de entrada e que o parcelamento máximo normalmetne é de 90 meses. Aqui você deixa claro desde o início que este anúncio não é para quem já deseja adquirir um imóvel neste empreendimento e que já sabe quais eram as condições comuns para aquisição do imóvel. ) Vale considerar que este é um exemplo meramente ilustrativo e que não significa tratar-se de algo realmente interessante e oportuno. A oportunidade capaz de atrair novos olhares dos mesmos clientes interessados que ainda não adquiriram o imóvel depende diretamente da cultura de cada cidade.
Quer novidades de marketing?
Se você busca um conteúdo ainda mais estratégico? Sugiro fortemente que veja o nosso post sobre os 4 pilares da estratégia de sucesso. Criado com exclusividade em uma linguagem clara e eficiente;
O que achou deste conteúdo? Em resumo, o que eu quis dizer é que novidade desperta curiosidade e interesse por coisas novas e informações atualizadas, enquanto oportunidade desperta o senso de urgência, de ação e de busca por mais informações afim de ajudar na tomada de decisão de compra.
Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos, sempre realizamos sugestões de outros sites que podem lhe ajudar muito em várias áreas da sua empresa. Hoje, nossa sugestão é conheça o site da ENDEAVOR Brasil.
Condorda? Discorda? Deixe seu comentário nos diga o que pensa sobre Marketing de Novidades x Oportunidades.
Meu nome é Thayronne Matos e a gente continua este papo nos próximos posts! Até mais.