Marketing nas Redes Sociais

Para iniciar suas estratégias de Marketing nas Redes Sociais, preciso deixar algo claro desde já: Não tenho dúvidas de que você já leu muita coisa por aí, imaginando que estava aprendendo o jeito certo.

As vezes a gente perde muito tempo com conteúdos superficiais, por isso, dediquei bastante tempo para te ajudar a entender tudo, tudo, tudo, sobre como GARANTIR resultados utilizando o Marketing nas Redes Sociais.

Isso mesmo! Eu te garanto que o que vou te ensinar neste post jamais alguém publicou o conteúdo com a mesma visão, conceito estratégico e transparência. Vou literalmente entregar uma barra de ouro em suas mãos.

Este conteúdo é mais do que um guia completo. É a garantia de obter os melhores resultados com o Marketing nas redes sociais

Você já sabe que nas redes sociais estão as melhores oportunidades de marketing da atualidade. Simplesmente porque fazem parte da nossa vida, dos momentos de alegria registrados e até dos momentos de solidão em que buscamos entretenimento.

A sensação que temos hoje é de que nunca mais deixarão de existir. Me lembro do Orkut: “O Facebook jamais será maior que o Orkut”, diziam.

Quase 20 anos depois e o reinado do Facebook é sólido hà pelo menos uns 12 anos. Muita coisa mudou. Muita mesmo. Bom, talvez uma não tenha mudado: da mesma forma que as pessoas afirmavam que o Orkut não “cairia”, também afirmam que o Facebook é inquebrável.

Sabe porque estou falando disso? Porque a sua estratégia de marketing nas redes sociais não pode depender de uma rede específica. Você só precisa entender como o motor do carro funciona, e depois sempre que lançarem um carro novo, poderá tirar o melhor desempenho possível, independente de qual seja a rede social que deseja trabalhar o marketing hoje, ou qual seja, no futuro.

Os brasileiros “olham para a telinha” 6 horas por dia

Dá para acreditar? Isto é: GARANTIA de audiência, literalmente. Consegue imaginar o que isso realmente significa?

Hoje, as pessoas não imaginam o dia a dia sem as redes sociais. Costumo dizer que a internet só não é mais importante que a energia porque depende dela para funcionar.

Por isso, ter um perfil profissional e se conectar com o público através do Marketing nas Redes Sociais é praticamente uma obrigação para empresas de todas as áreas. Repito: de todas as áreas.

Mais importante que estar em todas as redes sociais, é utilizá-las da maneira correta. Portanto, se necessário for, foque apenas em uma, duas ou talvez três. Então faça um bom trabalho. Inclusive vou te ensinar aqui.

Vou mostrar como você pode explorar as melhores estratégias de marketing nas redes sociais, partindo do princípio de que o tempo está cada vez mais curto, mas a necessidade de adaptar às atualizações dos algoritmos das redes sociais está cada vez mais veloz.

As maiores forças das Redes Sociais

A maior força das redes sociais ao meu modo de ver, afinal, é a liberdade de ter o seu próprio espaço, para expor o que você pensa, demonstrar suas ideias, habilidades, talentos, dons, estilo de vida, conexões, histórias pessoais, dia a dia profissional, visando a interação com o máximo de pessoas o possível.

As maiores fraquezas das Redes Sociais

É claro que preciso expor as fraquezas das Redes Sociais, pois isso significa que vou lhe ensinar a explorar estas fraquezas e não tenho dúvidas de que o seu desempenho de marketing nas redes sociais será definitivamente superior.

Mas nem sempre foi assim

A maior diferença entre os vários tipos de redes sociais, aliás, as mais utilizadas atualmete, está na faixa etária média, cultura de conteúdo, objetivo de utilidade e estilo de mídia predominante que os usuários mais se sentem atraídos e por conta disso compartilham com outras pessoas.

Gosto de fazer uma analogia, com o marketing raíz ou marketing tradicional como muitos dizem. É como se você divulgasse sua empresa em diferentes mídias dessas mais comuns e “ultrapassadas” como rádio, jornal, incluindo a TV também, etc.

Você não vai anunciar no jornal que lhe permite escrever mais de 300 palavras o mesmo texto que utiliza para fazer um spot de rádio, enquanto que este precisa de 2 palavras por segundo, ou cerca de 60 palavras para produzir 30 segundos de gravação.

Além de serem mídias completamente diferentes, porque no jornal, sua mensagem será lida, já na rádio, sua mensagem será ouvida. Um é leitor e o outro é ouvinte, ou seja, o cérebro se comporta de formas completamente diferentes para absorver a mensagem.

As palavras mudam, a interpretação muda, a recepção da mensagem muda, a parte do cérebro que interage muda, e principalmente: de acordo com cada tiop de rede social, o público também muda completamente.

Nas redes socias a comunicação é diferente

Não pense que só porque você gosta de morango, irá colocar morango no anzol e pescar um grande Marlin Azul.

Existem algumas particularidades das redes sociais que permitem o “livre arbítrio” da criatividade. Pois de fato, nenhuma outra mídia tradicional “aceita” as brincadeiras, erros, gafes entre outras interações que se baseiam em humor, tão abertamente quanto as mídias sociais.

O que é marketing nas redes sociais?

Marketing nas redes sociais envolve estratégias específicas, a fim de se conectar ao público e engajar sua empresa nas redes. Bem como, promover produtos, aumentar incrivelmente a visibilidade da sua marca, atrair novos visitantes e direcioná-los para páginas de vendas ou de relacionamento, gerar leads, “aquecer” os leads “frios”, vender para os leads “quentes”, conquistar a confiança, tornar-se autoridade no seu seguimento, e claro, vender.

Uma coisa é tão certa quanto 2+2 é 4: Se sair postando um monte de coisa sem entender a mentalidade e o comportamento do público que deseja alcançar, então o seu resultado será, caso tenha, muito fraco.

É como fechar o olho e atirar pra cima e para baixo, para um lado e para o outro, e depois abrir o olho para ver se acertou o alvo. Assim, sabe quando que o marketing nas redes sociais vai funcioar em sua empresa? Never!

Principais características do marketing nas redes sociais

As características principais do marketing nas redes sociais incluem a interação direta com os usuários, a capacidade de segmentar o público e a oportunidade de criar uma comunidade em torno da sua marca.

Particularmente gosto muito da ideia de iniciar uma campanha em poucas horas e ter a liberdade de encerrar, pausar e ajustar a campanha no decorrer da ação de marketing. Dificilmente isso seria possível nas mídias tradicionais.

Por que fazer marketing nas redes sociais?

As redes sociais reduziram as distâncias entre as pessoas, e similarmente também entre as empresas e seus consumidores. Por isso, é impensável nos dias de hoje encontrar um negócio que não invista em marketing nas redes sociais. Mas se esse for o seu caso, tudo bem.

Este post é para você, mas também para quem já faz, mas não explora todo o potencial dessa estratégia. Vamos começar apresentando os melhores argumentos que justificam o uso do marketing das redes sociais.

1 – Criar e aumentar o Engajamento

Como falamos, os brasileiros fica cerca de 6h por dia de olho na telinha. Mas talvez você não imagine que 28% desse tempo eles estão conectados nas redes sociais, ou seja, uma média de 1 hora e 40 minutinhos todos os dias.

Quer mais um dado curioso? Cerca de 25% do tempo conectado ocorre dentro do banheiro. Pois é, isso mesmo… perdoe o jeito de falar, mas as pessoas não somente ficam tomando banho e acessando redes sociais como também estão ficando muito mais tempo “sentadas no trono” por conta desse novo hábito que tem se espalhado rápido. Como se fosse uma “espécie” de forma de aproveitar o tempo “perdido”.

Com o crescimento tão grande das redes sociais, novas redes surgem e oferecem ainda mais opções para diferentes públicos. Por isso, pensar em estratégias de marketing nas redes sociais será em muito em breve (se já não é) uma questão de sobrevivência.

👽Ideias de outro planeta

A sensação que passamos muitas vezes, pode ser a de que não estamos vivendo no mesmo planeta. Pois, o que faz uma empresa imaginar que não precisa investir em marketing para as redes sociais em pleno século XXI?

Então, a pergunta que fica é: como fazer as pessoas olharem mais para a nossa empresa? Pois se não estão olhando para sua empresa, claro, você já sabe: estão olhando para a empresa de alguém.

Chegamos no ponto chave: cada vez que o cliente acessa sua empresa, é uma oportunidade de aproveitar este curtíssimo espaço de tempo, para entregar conteúdos que o façam permanecer por mais um pouco de tempo.

Depois a cois começa a acontecer naturalmente, pois na medida em que o cliente vai acessando mais e mais vezes, e gostando cada vez mais. Então, a esse tempo frequente de suas visitas e interesse em acompanhar, curtir e ficar por dentro que estamos fazendo damos o nome de: engajamento.

Pronto! Depois que você alcaça o engajamento, é hora de buscar a conversão em vendas. Mas não se apresse, precisamos fechar o assunto engajamento primeiro.

Quando ocorre o engajamento

O engajamento ocorre quando seus clientes participam de alguma forma ativamente dos conteúdos que você publica. Ou seja, através dos seus stories, posts, comentários, visitar seu perfil com frequencia para ver se já existem novidades e por aí vai.

Em outras palavras, em qualquer ação com a sua rede social, pode-se dizer que houve engajamento. Mas o “verdadeiro” engajamento que buscamos vai além de um clique, um comentário, uma curtida, entre outras.

Buscamos o engajamento que aumenta a frequencia dos clientes em nossas redes, mas que acima de tudo, aproxima os nossos clientes cada vez mais da nossa empresa, e por consequência, um aumento constante no número de seguidores. 

Algoritmo de crescimento

O algoritmo das redes sociais são diferentes de acordo com cada uma delas, mas de uma forma ou de outra, sempre consideram o engajamento como as ações mais relevantes, que informam ao algoritmo os interesses do usuário e os conteúdos que mais lhe atraem.

Uma simples visualização não é necessariamente uma métrica poderosa de engajamento, mas, quando o usuário interage ativamente com o seu perfil, aí sim, cada visualização convertida em ação realizada por ele tem o seu alto valor.

Algumas dessas ações, certamente são os cliques para para expandir o texto e ler a descrição de um post, deixar um comentário, interagir com outros comentários, salvar o conteúdo por considerar valioso, curtir ou reagir de alguma forma, compartilhar qualquer uma das suas publicações com outras pessoas, etc.

Agora você precisa aprender a medir o engajamento através de métricas

O cálculo das métricas de engajamento, é feito através da soma total das interações e depois dividindo pela quantidade de seguidores que o perfil possui, e depois multiplicado por 100 para obter o percentual de engajamento. 

Existem excelentes métricas e estratégias de engajamento que você pode acessar clicando aqui

Aumentando a Visibilidade através das Redes Sociais

Você já ouviu aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Imagino que sim. Apesar das mídias sociais te ajudar absurdamente a ser lembrado e ter sua marca na memória “fresca” das pessoas o tempo inteiro, essa provavelmente é a menor das vantagens no aumento da visibilidade.

Mais importante que ser lembrado por ter sido visto, é ter uma lembrança positiva reafirmada e reconhecida sempre que vocé é visto. Ou seja, ter muita visibilidade só será bom de verdade se “você” aparecer do jeito certo.

As redes sociais permitem alcançar um público expandido e “elástico” com muito mais rapidez e eficiência do que qualquer outra mídia em massa existente. Porque você acha que a “Rede Bobo” está tão desesperada?

Seja visto nas Redes Sociais

Sua visibilidade é intensa e diversificada. Além de poder distribuir os melhores horários em que se deseja “ser visto”.

A visibilidade, quando feita de forma eficiente e estratégica, tem um poder surreal de fortalecer a sua marca. Isso faz com que a credibilidade também aumente e as pessoas comecem a olhar para sua empresa de uma forma diferente.

Por conta do aumento da visibilidade, aumenta também o volume de feedbacks. Isso é muito valioso, porque é através destes feedbacks que podemos entender os interesses e necessidades do público para ajustar estratégias melhores de comunicação e de vendas.

Além de tudo isso, a visibilidade também aumenta consideralmente a consolidação da presença online. Mas para que este efeito seja completo, é importante ter um bom site e uma bom relacionamento através das ferramentas digitais.

Sem falar no reconhecimento da marca, que transforma sua identidade com uma imagem mais sólida, respeitada e relevante. Isso é top, porque dessa forma o algoritmo começa a te ajudar a alcançar um público ainda maior.

Uma boa visibilidade, realmente pode se tornar um diferencial competitivo no mercado. E não estou exagerando ao afirmar isso. Ademais muitas empresas tentam copiar os perfis de outras empresas justamente por perceberem isso.

Por fim, aumentar e garantir uma boa visibilidade nas redes sociais amplifica o seu potencial de alcance e expande a sua rede de influência. O crescimento vindo da visibilidade pode ser notado tanto a médio quanto a longo prazo.

Construindo autoridade nas Redes Sociais

Autoridade é quando a sua palavra ganha um “pêso” maior. Ou seja, impacta diretamente naquilo que as pessoas pensam e consideram, como algo bom ou ruim. Confiável ou duvidoso.

Portanto uma marca que constrói autoridade, é vista como confiável. E tudo que essa marca “falar” será recebido com muito mais profundidade, consideração e crédito. A ponto de fazer as pessoas adquirirem ou desistirem de coisas, inclusive na vida pessoal.

Nas redes sociais, a autoridade é construída através de conteúdos realmente ricos e relevantes. Uma vez conquista esta posição de autoridade, você/sua marca/sua empresa passa a ter um certo poder, que vai se tornando cada vez maior. Poder de influenciar, de ajudar nas decisões, de fazer com que algo seja feito, e de alcançar uma “sensação” superioridade (positiva) em tudo que faz.

A autoridade estabelece uma presença digital influente e sólida. Por isso os conteúdos precisam ter alta qualidade, precisam ser pensados, autênticos, com personalidade e muito valor agregado.

Uma identidade visual consistente e equilibrada para comunicar o mesmo posicionamento de marca em todas as redes sociais também impacta diretamente no grau de autoridade.

Quanto mais conhecimento for demonstrado, maior será a sua relevância, e mais as pessoas irão procurar ouvir de você a respeito de coisas que lhes ajudem a complementar as suas próprias decisões.

Convertendo vendas nas Redes Sociais

Em outras palavras: o que queremos afinal de contas não é “zilhões” de likes e seguidores. Queremos transformar este público que nos acompanha em clientes, ou seja, pessoas que precisam do que oferecemos e estão dispostas a comprar através dos nossos canais sociais.

A forma mais comum de fazer isso é atravé de ações, que através de botões, direcionam o público para um Whats App de vendas, ou para um site que influencia uma decisão de compras ou qualquer que seja o “destino”, que no final, levará estes clientes a comprarem. Isso é o que chamaos de tráfego convertido em vendas.

Qual é a importância das redes sociais para o marketing?

Quando falávamos em Marketing, antigamente, as pessoas logo falavam em panfletos, propaganda na rádio, promoçõe do tipo “estoure um balão e ganhe um prêmio”, etc. Hoje em dia quando falamos de Marketing as pessoas falam sobre as redes sociais. O pior é que nada disso era ou é marketing de verdade. Apenas fazem parte de todo um ecosistema de Marketing que cada empresa visa construir. Por isso a pergunta diz: redes sociais para o marketing.

As redes sociais são peças fundamentais, essenciais e impossíveis de serem ignoradas. Ainda que muitos ignorem, no fundo no fundo já possuem um desejo de melhorar suas ações nas redes sociais e apenas não sabem como fazer isso.

As redes sociais se tornaram uma nova forma de comunicação, incrivelmente atrativa e relevante. Sem falar que possui um custo bem baixo quando comparadas às formas tradicionais de comunicação.

As pessoas ganharam voz de verdade. Um comentário é altamente valorizado. Cada interação conta. E por isso é tão singular, pois não vive o mesmo processo antigo de expor um produto e esperar que as pessoas comprem.

Os clientes “chegam frios” e através das redes sociais vão se tornando “quentes” até decidirem comprar. Este é o novo ciclo.

Se as pessoas seguem você/sua empresa, é porque escolheram fazer isso. Alguma coisa impactou-as de tal forma, que elas querem mais, e ficam ansiosas por mais. São elas quem decidem quando acessam, se acessam e se irão interagir.

Por isso as experiências nas redes sociais são tão importantes. Por isso as redes sociais são tão importantes para o Marketing.

⏰ Melhores horários para postar

Já te disseram que você precisa postar nos melhores horários quando seu público está mais ativo, certo? Afirmam que aumenta o engajamento. Vou ser direto sobre este ponto: Sim, pode aumentar o engajamento mas não é GARANTIA de que aumentará, ok? Aqui estamos falando sobre a garantia de resultado com o Marketing nas redes sociais.

Então, NÃO! Eu acredito que existe um lugar mais importante para colocar a sua energia do que ficar esperando “dar a hora para fazer a postagem” ou de agendar as postagens (o que na minha opinião é ainda pior, mas cada um enxerga de uma forma).

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