Para te ajudar de verdade, primeiramente você precisa entender duas coisas: 1. O profissional ideal de marketing existe e pode te ajudar a crescer e desenvolver sua empresa de uma forma espetacular. 2. Todavia não é fácil encontrar este profissional, especialmente se você não compreende o básico do básico do Marketing.
Bons profissionais costumam evitar de trabalhar em empresas que não compreendem como o marketing funciona. Então, em outras palavras, pode ser mais interessante ser uma empresa que atrai bons profissionais (não somente de marketing) do que ser uma empresa que fica o tempo todo correndo atrás de novos profissionais.
Vamos partir do princípio de que o maior problema aqui é você, dono da empresa, ok? Pois a contratação de um bom profissional, dependerá diretamente da sua capacidade contratá-lo. Mas fique tranquilo, pois foi por isso que fiz este post: para te ajudar e capacitar na contratação deste profissional.
Sem saber o suficiente, você pode acabar contratando o profissional que considerar mais “gente boa”. O problema é que normalmente são estes tipos que costumam quebrar muitas empresas (desculpe mas é verdade).
O profissional ideal de marketing pode mudar de acordo com o tipo de empresa. Se a sua empresa for muuuito pequena ou muuuuito grande, irá precisar de profissionais que estejam preparados para lidar com o tamanho da sua realidade.
Alguns temas deixariam este post muito extenso, então, se você sentir falta de algo ou tiver qualquer dúvida extra, basta deixar sua dúvida nos comentários que responderei rapidamente.
Por isso aqui serão tratados vários temas separadamente de forma exclusiva para ter a máxima qualidade de conteúdo e encaixar na realidade de cada tipo de negócio e também com o seu nível de conhecimento.
Bora começar?
Tanto o Marketing Tradicional quanto o Digital passam por transformações e atualizações quase que diariamente. “Vivem” em constante mudança, justamente porque o próprio mercado muda o tempo todo, assim como tudo na vida.
Então porque você contrataria um profissional qualquer para cuidar da imagem da sua empresa se a sua empresa é o que faz a sua vida acontecer? E além disso, é a sua empresa que garante o sustento não somente da sua família, mas também de muitas famílias dos profissionais que nela trabalham. Percebe como é sério contratar alguém que soma?
Minha primeira sugestão ao contratar um profissional de marketing é: Não faz sentido escolher alguém que não acompanha estas mudanças de mercado, ok? Não estou dizendo que precisa ser alguém que atualize seu instagram diariamente, longe disso. E talvez o profissional de marketing nem tenha tempo para ter um perfil próprio (apesar disso ser improvável).
Digo isso para enfatizar que o mais valioso dos profissionais é aquele que está por dentro de tudo que está acontecendo, aliás, que possui todas as informações e compentências necessárias para ajudar a sua empresa a se “encaixar” da melhor forma possível.
Agora vou te mostrar algumas das principais atividades que sua empresa deveria se preocupar em fazer, pois é a partir delas você poderá ter uma visão melhor para definir qual o perfil ideal de profissional de marketing que você precisa contratar.
Assim como você profissional de marketing (caso tenha aterrisado aqui por acaso), pode utilizar este conteúdo como referência para alinhar o que precisar e alcançar mais clientes que levam o marketing a sério e não irão desperdiçar o seu precioso tempo.
Funções mais importantes do profissional ideal de marketing
As funções básicas de um profissional de marketing geralmente são estas abaixo, mas vou pontuar uma a uma observando diferentes ângulos e realidades para você avaliar qual delas está mais próxima da sua:
Função de Análise de informações para abastecer suas estratégias de marketing
Qualquer início de conversa com qualquer profissional de marketing, para alcançar qualquer objetivo, meta, desejo de vendas, etc, vai depender fundamentalmente da quantidade, qualidade e veracidade das informações de mercado.
Ninguém sabe tudo. Mas é fundamental ter a habilidade de saber encontrar as informações, e quais dados são de fato importantes. Por isso, se o profissional que você busca contratar, afirmar ou insinuar que sabe tudo, só acredite se ele lhe mostrar tudo que sabe na prática.
90% dos possíveis interessados em cuidar do marketing da sua empresa irão dizer para não se preocupar, para ficar tranquilo, que vai dar tudo certo, que eles são isso ou aquilo, então, tenha calma.
Os bons profissionais de marketing não se vendem com historinhas baratas, às vezes até repetitivas que não os diferenciam dos demais. Ao mesmo tempo que você irá reconhecer um profissional diferenciado só pela forma como ele lida com o fato de ter a oportunidade de cuidar do marketing da sua empresa.
Pois eles sabem que os bons realmente são poucos, como agulhas em palheiros em meio à um mercado tão grande e cheio de pessoas que se dizem especialistas disso ou daquilo.
Saiba dissernir o que realmente é importante
O profissional ideal de marketing vai lhe motrar como é importante conseguir estes dados e informações de mercado, pois tudo que será feito depende diretamente deles. Por isso, se o seu marketing hoje, não se baseia em análise de informações, provavelmente será de “mediano” para “baixo”, pois o mais provável é que a imagem da sua empresa esteja sendo construída sobre a areia, ou seja, com base em “achismos”. Quer solidez? Tenha dados.
Não contrate quem “vive de achismos”. As informações de mercado são a base do marketing, pois ajudam a entender diretamente as necessidades dos clientes que você deseja alcançar. Incluindo comportamentos de compra e preferências.
Com as informações é possível identificar oportunidades de crescimento, necessidades não atendidas, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, mudanças nas preferências dos consumidores e tendências que podem ser estudadas para serem exploradas antes que os concorrentes descubram e o façam.
Pense no Planejamento Estratégico
Se o profissional desejado topar lhe apresentar um planejamento estratégico, ainda que seja algo que já tenha feito, ou que pensa ser possível aplicar em sua empresa, seria a melhor forma de medir esta capacidade.
O profissional ideal de marketing deve demonstrar preocupação desde o início da conversa: Com o posicionamento de mercado, na definição de público, na linha e forma de comunicação e variedades de promoções que podem ser criadas.
Precisa saber como obter as informações que sejam realmente relevantes, e que irão melhorar significamente o nível de acerto em cada Tomada de Decisão na empresa, pois serão tomadas através de análise de dados de mercado confiáveis e quanto mais atualizados e precisos, melhor será.
Ainda mais se você busca reduzir ao máximo possível os riscos das decisões baseadas em suposições ou intuições que podem ser facilmente confundindas ou tomadas por impulsos e lapsos emocionais. O profissional de marketing poderá lhe auxiliar neste caminho.
Um planejamento estratégico precisa ter no mínimo isto:
- Análise do cenário do posicionamento da sua empresa no mercado atual;
- Desenvolvimento de uma estratégia com ênfase em diferenciais competitivos;
- Um plano de execução claro, executável e organizado;
- Responsabilidades claramente definidas e sempre que possível já deve considerar as novas metas.
Esqueça sua rede social até que o planejamento estratégico esteja pronto. Você dependerá dele para direcionar o que precisa ser feito em qualquer parte da empresa quando se pensa em gerar resultados de marketing.
O planejamento estratégico funciona como um guia para que você e o seu profissional de marketing saibam exatamente como e porque cada ação é feita. Assim seu marketing andará em harmonia para que o resultado seja o esperado.
Isso tudo é para proteger a sua empresa
Quando uma estratégia de marketing não passa pelo planejamento estratégico, os resultados podem ser decepcionantes.
Existem diferentes tipos de planejamento estratégico, mas podem ser feitos de maneira separada se você considerar mais prático. Conheça cada um deles quais são as funcionalidades.
Tático
Busca identificar uma visão mais clara da sua empresa, para encontrar novos caminhos e definir quais melhorias precisam ser implementadas e quando.
Operacional
Esta é mais focada no que deve ser feito diariamente, na rotina de trabalho de todos os níveis da empresa ou do próprio trabalho de marketing em si.
Situacional
Analisa o cenário do que está acontecendo agora, ou seja, o que pode ser feito utilizando apenas os recursos que temos hoje.
Iniciativas de Marketing
Você precisa entender quando uma iniciativa de marketing se torna uma vantagem competitiva. Para criar boas iniciativas de marketing, Análisar Concorrentes, entender suas estratégias, o que estão pensando, para onde estão indo, as vantagens deles comparadas às nossas, todos os diferenciais competitivos deles comparados aos nossos, e criação de respostas estratégicas mediante à cada fraqueza e ameaça.
De nada adianta ter um profissional de marketing se ele ou você não sabem Avaliar o Desempenho das campanhas de marketing. Pois é importante saber se está tudo valendo a pena, ok? Você não pode ficar na mão do profissional de marketing, e nem ele, quer lhe deixar nesta sensação “refén”.
A gestão dos resultados interessa muito mais à você e sua empresa, portanto, seja sólido e exigente neste quesito. Não insista com profissionais que “escondem” resultados.
Você precisa saber tudo que está acontecendo para entender como investir melhor e até mesmo investir mais se estiver no caminho correto. Que tipo de profissional lhe negaria tais informações se elas realmente são indícios de bons resultados? Assim como os resultados ruins também.
E este é um tema que interessa ao profissional de marketing pois ele sabe que o sucesso dele depende do sucesso da sua empresa, portanto, quando os resultados são ruins, as estratégias precisam ser corrigidas e ajustadas.
Com a gestão das informações vocês podem juntos corrigir (pois haverá erros) e ajustar estratégias (pois haverá equívocos) na medida em que vai se tornando necessário.
O que todos é investir pesado em marketing, mas com clareza, segurança e paz de espírito. Como você já percebeu e imaginou, ter informações de mercado é muito mais do que se imagina.
E olha que aqui eu abordei apenas as formas básicas da relevância da análise de informações.
Posicionamento de Marca ou Produtos:
Se tem um tema ainda pouco compreendo é o de posicionamento de marca ou produtos. Mas é cada vez mais importante e provavelmente será uma das estratégias mais relevantes do século “daqui pra frente”.
Se sua empresa é diferenciada, é a sua marca que será procurada no mercado, e será representada por uma identidade visual, ou seja, um logotitpo irá representar a sua presença e diferenciação onde quer que esteja o seu cliente que já a reconhece.
Um posicionamento claro facilita também a identificação mais precisa do público-alvo. Quando você olha para a marca, já consegue ter uma ideia do que ela representa.
A mesma coisa acontece com os produtos, quando você olha o conjunto da marca com a embalagem, ou da marca com a campanha de marketing, a verbalização, a escolha de palavras, a cultura expressada e muito mais.
É o posicionamento definido claramente que vai te “guiar” ajudando a direcionar suas estratégias de marketing de forma mais inteligente e tangível, comunicando mensagens claras com os interesses do público-alvo, incluindo seu conjunto de valores agregados.
Posicionamento não aceita tudo
Nem tudo que é bom para outras empresas, será bom para a sua empresa. Mas você só saberá disso, se realmente posicionar a sua marca para alcançar uma identidade de marca consistente e reconhecível.
Entende como é importante o seu profissional de marketing dominar este assunto? Podemos aprofundar um pouco? Toda marca tem uma imagem, uma personalidade própria no mercado, capaz de criar conexões emocionais com os consumidores, de tal forma que promove a fidelidade engaja defensores da marca.
Se você quer aumentar o valor percebido pelo cliente, cobrar valores que se equilibram e constroem a reputação, de confiança e de referência, é imprescindível que pelo menos entenda como funciona o posicionamento básico de marca.
Além de simplificar a escolha dos clientes, eles entendem claramente a relevância da marca, e como ela se encaixa em sua vida atendendo suas preferências. Sem falar na adaptação da empresa às mudanças de mercado, especialmente os mais competitivos, ou que estão em evolução, onde a “briga” é acirrada para superar as expectativas.
Novas soluções e produtos
O profissioal ideal de marketing, precisa atuar com uma visão clara para ajudar a construir uma ponte sólida entre aquilo que os cliente mais buscam e a sua empresa.
Insights surgem na medida em que as informações são analisadas, o posicionamento da marca deseja é definido, as personas detalham o perfil de clientes ideais e a análise de concorrentes no mercado é feita.
Quanto mais visão macro, mais soluções que complementam o contexto estratégico que cruza todas estas informações, são encontradas. Lacunas de mercado são descobertas ou melhor aproveitadas, conceitos começam a funcionar melhor.
O profissional ideal de marketing participa do desenvolvimento de produtos, com a missão de garantir que o novo produto atenda aos anseios do mercado, que tenha alto potencial de lançamento, e que esse potencial seja alcançado.
Feedback Contínuo
Uma boa pergunta para se fazer a qualquer profissional de marketing que você queira contratar é: Como as empresas conseguem sobreviver sem obter feedback dos seus clientes? Será que elas pensam que estão acertando em “cheio” o tempo inteiro?
A falta de análise nos feedbacks pode ser um dos fatores que fazem com que no Brasil fechem tantas empresas diariamente.
Segundo o IBGE 48% das empresas brasileiras fecham nos três primeiros anos. E o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Eu sinceramente acredito que o maior problema da gestão ineficiente é a falta de feedback.
Pois é possível se adaptar, aprender, “se virar nos 30”, dar um jeito, buscar reforço, buscar apoio e ajuda, se o gestor buscar antes o feedback. Isso deveria ser tão simples de entender, mas pena que não é. Feedback é como uma bússola.
Imaginando a bússola em uma mão, e um machado na outra mão, eu diria que a bússola informa para que lado está a lenha, e enquanto caminhamos em sua busca, devemos, ininterruptamente, amolar o machado.
Avaliando feedbacks de todos os lados
Como é possível avaliar o trabalho de marketing sem colher feedbacks constantes dos clientes? E sabe o que pode ser ainda pior? Não saber colher estes feedbacks.
É possível que os próprios colaboradores da sua empresa não saibam separar a emoção na hora de dar um feedback, e por conta disso, avaliar um péssimo trabalho como bom, por amarem o seu profissional. Ao mesmo tempo em que é possível que ocorra o contrário, avaliarem super mal, o trabalho de um profissional que na verdade é excelente.
Portanto, se o feedback já é muito importante para o crescimento da empresa, mais importante ainda é saber colher este feedback, pois isso não é alcançado com perguntas em uma folha de papel ou em formulários da google.
Indo ao que importa, o profissional ideal de marketing deve monitorar o desempenho da marca, do produto no mercado, capturando feedback dos clientes, avaliando as métricas de vendas, e reavaliando as próprias estratégias.
Gerenciamento das mídias sociais:
Uma coisa é fazer posts que todo mundo acha lindo. Outra coisa completamente diferente, é fazer posts que todo mundo vê valor. Entre estas duas situações existe um abismo gigante, e espero te ajudar a não cair nele, “ou sair dele”.
A utilização de redes sociais, sites e outras ferramentas funcionam de formas diferentes, mas todas elas visam aumentar a visibilidade da sua empresa, atrair e engajar o público de maneira que você consiga vender para ele posteriormente.
Produzir conteúdo relevante é muito diferente de produzir conteúdo bonito. Vai por mim: mil vezes melhor um conteúdo feio e relevante, do que um conteúdo lindo que não conecta com as pessoas. Já começou a entender néh?
Mas não podemos ter as duas coisas? Claro que sim. O problema é que ser simples não é uma tarefa tão fácil. A maioria dos profissionais de marketing, não possuem a mesma sensibilidade que um profissional de design.
Mas e o tal do marketeiro completo?
Uai, não é o “marketeiro” que faz o design também não? Respondo: Uai, pode sê também uai! kkk mas pensa num sujeito difícil e caro? É esse tal de marketeiro que sabe fazer tudo bem feito. A maioria só é bom em uma coisa ou outra.
Criatividade é uma coisa: você não precisa ser designer para ser criativo. É possível que um criativo e um designer trabalhem juntos e façam uma grande parceria de sucesso. O que o crativo faz, claro, é criar. Mas o quê? Uma forma diferente de comunicar a mesma mensagem que todo mundo comunica e atrair ainda mais atenção do que a média.
Então um profissional ideal de marketing não é o cara que faz tudo? Amigo, onde você já viu um faz tudo que seja “foda” em alguma coisa? Existe? Sim! Nasce um em um zilhão. Se você quer encontrá-lo, boa sorte para disputá-lo com as grandes empresas dispostas a pagar altíssimos valores por esta raridade!
Nosso papo aqui não é sobre fantasia, é sobre o que está disponível e que pode ser real, palpável, controlável e ao nosso alcance. Tudo depende do seu orçamento, certo?
A realidade do ambiente das mídias sociais
As redes sociais por si só, como você já deve imaginar, são lugares altamente superficiais, repletos de tentações, exposições mentirosas, perfís fakes, etc. Mas calma, você pode se diferenciar muito quando demonstrar através delas, não só o seu valor, mas também os valores reais, humanos, com um perfil equilibrado e longe de toda essa “bagunça” que pode acabar intoxicando grandes marcas em suas aventuras pela busca do like, do hype, por aí vai.
Mas sim, é possível que o seu profissional de marketing saiba o mínimo para fazer um trabalho descente. Quanto a isso, não se preocupe. Contudo, creio que terá q escolher as principais funções que deseja que ele exerça, pois ter tempo para tudo que é decisivo fazer, será uma tarefa difícil se ele também precisar de criar posts, design, textos, etc.
Ainda que a inteligência artificial possa dar uma mãozinha, ele não pode simplesmente copiar e colar. E nem você deveria permitir algo assim, capiche? O profissional ideal de marketing tem que gostar de design, de escrever, de dados, de analisar tudo, relatórios de desempenho, estratégias e acima de tudo: tem que ser faminto quanto ao aumento nas vendas.
O profissional de marketing tem que ter formação acadêmica?
O ideal é que tenha uma formação acadêmica em Marketing ou áreas relacionadas, pois essa é a melhor forma de obter conhecimento teórico, que serve como base para o desenvolvimento de estratégias coerentes e eficazes. Mas não se prenda este conceito quando estiver diante de um verdadeiro talento.
Somado a isso, é importante ter experiência prática, por meio de estágios, projetos ou empregos em agências ou empresas de Marketing.
30 habilidades essenciais do profissional ideal de marketing
Quer avaliar bem o profissional de marketing antes de contratá-lo? Aqui estão 30 requisitos essenciais. Quanto mais completo for o perfil, mais valor poderá agregar para sua empresa.
1. Paixão pelo crescimento da empresa
Tudo depende disso. O crescimento do profissional depende disso. O motivo da sua contratação depende disso. Então, porque não colocar essa habilidade em primeiro lugar? Tem que gostar de crescer e ponto final. Não aceite quem não tem ambição.
2. Familiaridade com os termos utilizados em marketing
Conhecer os principais termos é uma métrica que pode analogamente lhe ajudar “de cara” a filtrar uma boa parte dos entrevistados para esta função. Você pode fazer perguntas sobre cada um deles, e pode primordialmente pedir respostas objetivas para não extender muito a conversa se o tempo estiver escasso.
Aqui vai os principais deles em ordem aleatória: Segmentação de Mercado, Persona, Público-alvo, análise demográfica, psicologia das cores, Posicionamento de marca, posicionamento de produto, Mix (4 Ps): Produto, Preço, Praça (distribuição) e Promoção, Funil de Vendas, ROI (Return on Investment), campanha de marketing, teaser, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), Análise de dados, KPI, indicadores chave, fatores chave, CTA (Call-to-Action), Autoridade, Influenciadores, Leads, CRM (Customer Relationship Management), Gestão de relacionamento com o cliente, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Remarketing, A/B Teste, Engajamento, Algoritmo, Brand Equity e Branding.
3. Definição de Métricas
É preciso saber definir quais são as métricas que importam. Você sabe dizer quais são? Não adianta ter um monte de métricas, números e dados sendo medidos o tempo inteiro se eles não lhe ajudam de verdade, ou seja, se não impactam em decisões melhores e não fazem as suas vendas aumentarem.
4. Monitoramento das Métricas
Tão importante quanto saber fazer o fogo, é manter o fogo aceso. Uma vez que as métricas estejam bem definidas, é importante monitorar pelo menos uma vez na semana, fazer relatórios pelo menos uma vez à cada 60 dias, e estudar o que está acontecendo, para que as próximas ações sejam ajustadas e mais assertivas.
5. Interpretação Analítica
Tanto as métricas quanto o período de tempo monitorado, somente terão um alto valor agregado se o profissional de marketing souber interpretá-los. Vai que a má interpretação leva ao caminho errado? Vai que isso gera um prejuízo absurdo e uma vasta perca de clientes? Interpretar todos os ângulos e cenários é essencial.
6. Domínio básico de Marketing Digital
Não tem jeito. Dependendo da experiência do profissional a ser analisado, você pode desafiá-lo a criar algumas ideias de ações ou até mesmo publicações e avaliá-lo a partir desse ponto de partida.
7. SEO
É importante entender como funciona a otimização de sites para melhorar a qualificação e confiabilidade do site perante a Google, que através do seu algoritmo pode rankear ou excluir seu site da lista.
8. Marketing de Conteúdo
Uma estratégia que foca na criação de conteúdo relevante, que as pessoas vejam valor, se sintam atraidas, engajadas, para que em algum momento a conversão em vendas aconteça, ou qualquer outro resultado esperado, como aumento de visibilidade.
As informações precisam ser úteis e interessantes de verdade, para que alguma autoridade seja conquistada e estabelecida.
9. Blogging
Parecido com o marketing de conteúdo, e na verdade faz parte dele. Uma grande parte de tempo é dedicada a criar conteúdos especializados e mais extensos, a fim de ajudar ao máximo aquele que busca respostas, através de um blog dentro do seu site, com informações, insights, histórias, artigos, respostas, e muito mais.
Serve também para aumentar a visibilidade da empresa, para atrair tráfego um qualificado através do site e isso vai com certeza ajudar muito no fortalecimento e reconhecimento da autoridade da sua marca.
10. Redes sociais
Entender como funciona cada rede social, a linguagem de comunicação e tipos de mídia: já que algumas funcionam melhor com imagens estáticas, outras por vídeos, outras por desenhos gráficos, outras por textos curtos, outras por textos longos, outras tem resultado melhor quando mistura tudo… enfim, tem que entender tudo isso!
11. Mídias Pagas
Referem-se espaços com visibilidade e acessos “comprados” durante um período de tempo, acima de tudo para exibir anúcios nas redes sociais, buscas na internet, sites importante ou de grande audiência, aplicativos, blogs, vídeos no youtube entre outras.
A mídia paga é uma forma “agressiva” de acelerar a visibilidade das suas ações, a princípio para não depender das pessoas “virem” descobrir sua empresa passivamente. Nós vamos até elas ativamente, em virtude de que sabemos as mídias em que elas estão.
12. Design
Soluções visuais, se dependerem de serem apenas bonitas, é melhor nem ter. É preciso saber criar mídias agradáveis que transmitam mensagens impactantes com poder de conversão que só um bom design é capaz de fazer.
Você e o seu profissional de marketing, não precisam saber fazer os serviços de um design, mas precisa saber quando estão bem feitos e quando precisam de ajustes, pois caso contrário, poderão acabar aceitando peças que vão contra os objetivos da empresa semq que a empresa perceba.
13. Web analytics
O profissional ideal de marketing precisa Captar, medir, analisar e gerar relatórios de dados sobre os visitantes do site e das redes sociais da empresa. Inegavelmente a maioria dessas funções são possíveis de conseguir gratuitamente, mas não basta tê-las, é preciso saber lê-las. O ponto chave é saber utilizá-las para orientar decisões de marketing on-line.
14. Growth Hacking
Se sua empresa for escalável, assim como é a Móbile Mercado. Suas estratégias escaláveis são muito utilizadas por startups e empresas que visam e podem expandir seus negócios no mercado, enfim para crescer rapidamente.
15. Companheirismo
O Marketing é cheio de desafios. Por isso é praticamente impossível superá-los sem bons relacionamentos com os companheiros de trabalho. É importante se comunicar bem e colaborar para um ambiente de cooperação mútua.
16. Curiosidade
Você é curioso? Então provavelmente encontra resposta pra tudo. Que não sossega enquanto tiver duvidas. Essa habilidade está mais ligada ao comportamento do que conhecimento técnico.
17. Empatia
Essa não vale apenas para o Marketing, vale pra vida!
18. Criatividade
Por trás de toda campanha agradável de sucesso, existe uma mente “mestre”. Pena que é uma habilidade tão injusta para muitos, pois na glória, é comum ver muitas pessoas assumindo a “paternidade” das criações.
19. Organização
Para dar conta, tem que coordenar, e para coordenar, tem que ter organização.
20. Iniciativa
Coisas que sempre pergunto quando vou contratar: “O que você já fez? Pra onde que sê já foi? Pra onde que sê quer ir?”. Contudo vale destacar o tipo de resposta que não espero com estas questões? Qualquer uma destas: “nunca fiz nada, nunca fui em lugar nenhum, quero ficar como estou mesmo, tá muito bão”.
21. Conhecimento de Marketing de Conteúdo
Basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia em que oferecemos conteúdo de valor relacionado aos problemas reais, pois existem milhões de pessoas pesquisando e buscando soluções. O objetivo é fazer com que as pessoas vejam os esforços da sua empresa, sobretudo o quanto a sua empresa pode ajudá-la nesse momento.
22. Visão de cliente
Nem todas as ideias e ações servem para todos os clientes como se fosse uma receita de bolo. A experiência do cliente deve ser observada a partir da visão dele, e então, cria-se as ações.
23. Visão estratégica
Quando o profissional entende como o marketing funciona, de tal forma que os objetivos precisam ser alcançados, como cumprir a missão, visão, sem abrir mão de valores, atraindo novos clientes o tempo todo. Isso é ter visão estratégica!
24. Resiliência
As vezes as coisas não dão certo no nosso tempo. Mas dão certo.
25. Comunicação
Experimente ter um marketeiro que “fala pelos cotovelos”, e verás quanto tempo terás perdido.
26. Flexibilidade
Em outras palavras: capacidade de se ajustar quando é possível a fim de garantir que o objetivo seja alcançado.
27. Inteligência emocional
Não quero exigir muito. Se o profissional tiver esta habilidade, certamente o contrataria. Sem inteligência emocional, receber feedbacks negativos ou não atingir o resultado esperado pode ser terrível para a cultura positiva da empresa.
28. Visão holística
Segundo o Dicionário Online de Português: “Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os acontecimentos por completo.” Não preciso dizer mais nada.
29. Liderança
Não é preciso ocupar um cargo de gerência para ser líder. Na prática, a liderança pode acontecer em qualquer setor da empresa.
30. Estar por dentro
Ficar de olho no mercado. Adequar as estratégias, antecipar tendências, “não comer mosca”.
Sentiu falta de algum tema nesse post? Comenta aqui embaixo. Prometo analisar com atenção e considerar a possibilidade de atualizar este post. Se isso ocorrer, lhe enviarei uma recompensa como forma de agradecimento.
Thayronne Matos