O que é Marketing?

O que é Marketing de verdade?

O que é Marketing de verdade?

Se você quer ir direto ao ponto, aqui está: Marketing de Verdade é entender e atender as necessidades dos clientes enquanto lucra fazendo isso.

Thayronne Matos

Se você quer saber o que é Marketing direto ao ponto, aqui está: Marketing é antes de qualquer coisa, entender as necessidades das pessoas. Assim, você cria produtos, desenvolve soluções ou presta serviços que atendem estas necessidades, ou seja, que resolvem estes problemas.

Descubra o que é Marketing de verdade entendendo as reais necessidades dos seus clientes, e a partir delas, sem dúvida alguma, conseguirá alcançar com sucesso vários dos objetivos mais desejados da atualidade. Gerar interesse das pessoas em te procurar, satisfazer as necessidades dos consumidores, fazer com que falem da experiência que tiveram com você ou sua empresa “perpetuamente”, entre outras coisas.

E como aplicar estratégias de Marketing de verdade?

Simplesmente entendendo o comportamento das pessoas. Você “escutou” isso? Então vou repetir mais uma vez para ficar beeeeeeeeeeeemmmmmmmm gravado: Para aplicar estratégias que funcionam de verdade, você precisa entender o comportamento dos seus clientes, ou do seu público, naquele mercado que deseja lucrar. posicionar a marca no mercado e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

O que é uma linha estratégica de Marketing?

É um conjunto de diversas estratégias, que são definidas desde o momento da criação da marca até o lançamento da empresa, produtos, pós-venda, que focam em consolidar a posição da marca no mercado, ou seja, funcionam não somente como estratégias, mas como diretrizes que guiam a empresa sem perder o cliente alvo de vista.

Por isso, engana-se quem pensa que o Marketing tem como objetivo gerar vendas. Pois o crescimento da sua empresa depende diretamente do quanto você sabe sobre os comportamentos e necessidades dos seus clientes. Dessa forma, toda a orientação estratégicas terá como base uma boa relação com as pessoas.

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.

Philip Kotler

Marketing não é vender, mas vender faz parte do Marketing, saca? Marketing engloba tudo que diz respeito a entender as pessoas, suas necessidades, seus comportamentos, e por isso você provavelmente irá precisar de realizar pesquisas, planejamento e posicionamento de mercado, obviamente para vender e lucrar mais.

Gosto de dizer que Marketing é como uma balança entre o seu lucro e aquilo que o cliente realmente quer. Assim, teremos o Marketing de verdade. Um bom Marketing resolve problemas e atende necessidade, mas se você não lucrar com isso, é melhor dizer que o seu Marketing não é tão bom assim. Exceto em situações de benefícios sociais e filantropia, claro!

Ambos se valorizam? Você valoriza o cliente e o cliente te valoriza? Isto é um grande sinal de um bom Marketing. Mas de sinais o céu está cheio, não é verdade? Por isso você precisará inevitavelmente aprender a medir a qualidade e o desempenho das suas estratégias de marketing para saber se está no rumo certo.

O Marketing evoluiu? O que mudou?

Descobrir onde e como o Marketing surgiu é algo praticamente inútil (opinião minha). Em algum momento alguém chamou “isso” de Marketing e pronto. É mais ou menos assim que enxergo esse ponto.

Desde quando o comércio é comércio, aqueles que mais cresciam, sem dúvida alguma tinham um bom trabalho de Marketing, mesmo sem saber que o que era, como acontece até os dias de hoje. Muitos fazem, sabem muito, e nem sempre percebem um domínio natural dos conhecimentos Marketing, e está tudo bem.

Já que sem dúvida entendiam o que vendia e o que não vendia, os problemas, as necessidades, e assim criavam ou definiam seus produtos, posicionando-os, precificando-os de acordo com o que pensavam que valiam e quando sentiam que as pessoas estavam dispostas a pagar mais ou que aqueles produtos estavam se tornando escassos ou abundantes, logo faziam movimentos estratégicos para surfar nas ondas, anunciando aos quatro cantos, ainda que no boca a boca.

O que importa mesmo é como utilizamos o Marketing para prosperar a sua empresa, o que podemos fazer agora, que frutos colheremos a curto, médio e longo prazo, e principalmente, que tanto podemos impactar o mercado, com o nosso produto ou serviço, ou seja, quão bom é a nossa solução de fato.

Objetivos do Marketing

Desenvolver estratégias que atendam às necessidades dos clientes, de forma a alcançar o maior resultado possível, para obter o sucesso em vendas, de acordo com o parâmetro que a sua meta definir.

Objetivos do Marketing de verdade

O Marketing começa antes de conhecer o cliente, mas não termina quando se faz a venda. Não pense assim se quiser crescer de verdade! O Marketing continua a trabalhar os mesmos clientes de forma a fazê-los desejar comprar mais vezes da sua empresa.

Estamos falando sobre promover um relacionamento duradouro com seus clientes. Através de lembranças, estratégias para fidelizar clientes, tornando-os compradores recorrentes, fazendo com que o cliente se sinta seguro e otimista com esta relação de sucesso que beneficia os dois lados.

Outro objetivo muito buscado pelas empresas é o de “baratear” a aquisição de novos clientes. Pois com boas estratégias de Marketing, seus clientes se tornam fiéis, e assim começam a indicar e trazer novos clientes “gratuitos” para sua empresa, ou seja, CAC Zero, sem custo para você. Isso é top demais, não acha? Foque nisso também.

Conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes.

Philip Kotler

Visibilidade de Marca

Outro objetivo que vem crescendo absurdamente é o de aumentar a visibilidade da marca no mercado, principalmente por meio de anúncios digitais em sites e redes sociais como: facebook, instagram e youtube.

Ainda dentro desse tema de aumentar a visibilidade, ou seja, de aparecer mais e ser lembrado com maior frequência comparado ao concorrente, as empresas estão investindo em estratégias de SEO e tráfego pago. Eu invisto 80 contra 20 comparado às mídias sociais, só pra tentar demonstrar um pouco da importância dessas estratégias. 

Otimizar investimentos de marketing é mais um dos principais objetivos, pois as vezes as empresas até possuem uma boa verba de Marketing, mas acabam fazendo tudo de forma tão desordenada, que o dinheiro simplesmente desce ralo abaixo.

Também cabe aos investimentos de Marketing construir a imagem da empresa, garantindo que o padrão da identidade de marca seja respeitado em qualquer ação, normalmente seguindo normas dos tão ignorados manuais de marca.

Por fim, educar os consumidores sobre a missão e visão da sua empresa, também é mais um grande objetivo, já que dessa forma, seus clientes sentem que fazem parte de algo maior, e isso agrega muito, mas muito valor mesmo!

E os famosos 4 Ps do Marketing? Ainda funcionam?

Opa! Calma aí!!! funcionam e provavelmente sempre funcionarão, ainda que um dia possam “mudar de nome”.

4 Ps do Marketing? Ainda funcionam?

Se te interessa saber, foi o professor Jerome McCarthy que batizou os 4Ps mas o que fez muita diferença de fato é que Philip Kotler espalhou a importância desse conceito por quer que fosse. 4Ps também pode ser representado como mix de Marketing, através de 4 pilares básicos no Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

4Ps: Produto

Tudo que a empresa oferece às pessoas, é produto. Incluindo serviços. Pois as pessoas podem adquirir, consumir e satisfazer alguma necessidade ou até mesmo desejos. Já que existem estratégias de posicionamento de marca que podem fazer com que as pessoas queiram comprar até mesmo produtos que não precisam, ou além do que necessitam, onde entra o valor de marca, mas isso é assunto para o próximo post.

Veja como definir o produto da sua empresa:

  • Qual a necessidade do cliente? Você tem um produto que satisfaz?
  • O produto, quando descoberto, atrairá o interesse do público? Eles realmente precisam?
  • Seu produto gera desejo? Quais tipos de desejos? Ex: segurança, confiança, prova social, status, design, etc
  • Caso já existem produtos similares, quais são as novidades do seu produto?
  • O produto possui diferenciais que despertam a atenção dos clientes?
  • O processo de produção do produto se encaixa com o padrão de qualidade exigida pelo cliente?
  • Qual a mensagem que o design do produto passa? Que imagem o design transmite?
  • O que a concorrência faz e que seu produto pode ser melhor?
  • O que a concorrência não faz e que seu produto pode fazer?
  • O que o seu produto pode ter, que seria quase impossível de ser copiado?
  • Talvez a pergunta mais difícil de todas: qual é o CVP – Ciclo de vida do produto?

Portanto, somente um bom trabalho de Marketing, ou seja, um bom conhecimento sobre as necessidades do seu público lhe permitirá corresponder fielmente ao propósito de cada pergunta, dessas.

Sobre o ciclo de vida do produto, é assim que funciona:

Trata-se de uma representação da vida do produto, desde o nascimento até a morte. Sim, produtos nascem, crescem até o topo, ficam lá por um tempo, declinam e depois morrem. Pesado falar assim néh?

São quatro fases que na verdade são chamadas assim: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Que para mim funciona melhor na forma que já mencionei anteriormente. Ao meu modo de ver, lançar um novo carro, mantendo o mesmo nome, não é mais o mesmo produto. Há controvérsias e pontos de vista diferentes, mas vamos aos conceitos.

Fases do CVP

  • Introdução/Nascimento: nessa fase, o produto nasce, surge é lançado no mercado, ou seja, se torna conhecido no “mundo”, enfrentando as primeiras barreiras de “resistência” e “quebra de objeções”, com um custo bastante considerável até fazer com que as pessoas conheçam todos os seus diferenciais, pesquisem, se informem, e por fim, sejam convencidas de que comprar este produto é a melhor decisão que podem tomar “hoje”.
  • Crescimento/crescendo até o topo: na medida em que o mercado vai aceitando o produto, o número de pessoas que não conheciam reduz, e logicamente o número de pessoas que conhecem aumenta, e neste ponto, vai aumentando e quanto mais pessoas conhecem mais rapidamente também crescem as vendas, até chegar ao teto máximo, ou seja, até que não seja possível crescer mais, vender mais e alcançar mais pessoas, ou ainda, até que o produto deixe de ser relevante.
  • Maturidade/ ficando no topo por um tempo: este é o momento em que as vendas se estabilizam, literalmente já atingiram seu pico máximo, a concorrência começa a agir e por aí vai.
  • Declínio/e morte do produto: o produto já não é mais novidade, as pessoas estão meio que “cansadas” de ouvir as mesmas coisas, já conheceram produtos que prometem coisas diferentes, mais modernos, enfim a concorrência agiu e os efeitos começam a chegar, então as vendas começam a cair, seja devido a mudanças externas no mercado, obsolescência do produto, chegada de novas tecnologias, ou novas soluções, não importa. O produto já não consegue mais ser tão relevante. Agora é preciso repensar o produto, ou seja, fazer o produto nascer de novo, de outra forma, com outro design, com novas soluções, gerando e superando expectativas. Então inicia-se o CPV, de novo, e depois de novo…

4Ps: Preço

Precificação é onde as empresas mais correm riscos. O que tem de empresa vendendo muito e mesmo assim quebrando, “não está no gibi”. Parece simples calcular os custos de produção, lançamento, distribuição, marketing, pessoal e venda. Daí é só pegar tudo “jogar no mesmo balaio”, somar e dividir pelo número de produtos vendidos, néh? Ah se fosse… Tem gente que até isso aí já é novidade.

Na verdade, há muitos fatores que chamo de “invisíveis”. Pra você ter uma ideia, é possível que as pessoas acreditem mais na sua empresa, se o seu produto for o mais caro do mercado. Tem cabimento? Pior que tem.

O preço é bem mais do que o número. É parte fundamental da sua estratégia de sucesso! O posicionamento da sua marca depende diretamenteo do valor cobrado. Além disso, a percepção da proposta de valor agregado também vem daí. É assim que se posiciona o produto na mente do consumidor. E o preço, é um dos parâmetros mais importantes.

Pensa comigo:

Se a única coisa que você tem para oferecer é preço, imagina quão mediana pode se tornar a posição do seu produto no mercado? Eu não quis ser rude, ok?

No entanto, entendendo o comportamento do cliente, o “tamanho” da necessidade, do desejo, você logo irá perceber que quem precifica seu produto na verdade é o cliente, descobrindo quanto está disposto a pagar.

Assim, temos queo levar em consideração o valor agregado para além dos benefícios comuns e tangíveis. Preciso falar sobre as diferenças de preços entre os celulares hoje em dia? Sim, mas isso fica para o próximo post.

Quanto mais diferenciar seus produtos da concorrência, mais lucros poderá obter.

Em outras palavras, muitas vezes as pessoas não escolhem preços, escolhem marcas. Portanto, vale muito a pena fazer o que for preciso para tornar a sua marca uma das favoritas do mercado. Pesquise Branding no meu site e devore tudo que já escrevi sobre isso.

4Ps: Praça

Praça, ou ponto, ou localização da empresa, ou distribuição, é a forma como produto chega ou é “acessado” pelo mercado, e o nível de facilidade com que o cliente chega ou acessa o produto, seja por meio de pontos de venda, canais de distribuição ou até mesmo sites, marketplaces, mídias sociais, entre outras “formas” de praças.

Mas não adianta estar nos melhores pontos de vendas, se o seu público não está lá. Por isso, o conceito de praça inclui não somente o local, mas também o volume de clientes no entorno desse local, de modo a facilitar os acessos aos produtos, aumentando não somente a visibilidade mas também a compensação em vendas proporcional ao potencial do local escolhido.

Uma praça pode ser uma cidade, uma região, um estado, um lugar que possui uma cultura específica, um público online, o volume de pessoas que passam na porta, o volume de pessoas que buscam, acessam e podem entrar o seu produto.

4Ps: Promoção

A forma como o produto é propagado. Incluindo canais de divulgação, a linguagem que será usada, os meios escolhidos, a qualidade dos materiais, a comunicação, objetivos e diretrizes de identidade.

Gosto de me fazer perguntas, sempre que uma empresa me contrata para realizar uma missão de marketing, pois nada é tão eficaz quanto um bombardeio de perguntas que te levam à um filtro de ideias onde sobram somente aquelas que realmente são sólidas possibilidades de sucesso: Como a concorrência vende? Qual é a influência da concorrência em nosso mercado? Qual o pêso da presença deles na vida dos nossos clientes? Quais são os canais de mídia ideais para nós? Quais os canais que a concorrência utiliza? Quando divulgar? Como ser mais assertivo? Qual o foco da mensagem? Como fazer essa mensagem chegar e preencher o coração de cada cliente? Quem é o cliente? O que faz e o que sonha?

Ufa! É muita coisa importante que não pode ser ignorada…

Vamos aos tipos de Marketing

Marketing é composto por um universo de camadas, conceitos, estratégias e diretrizes, todas elas focadas em lucrar mais. Existem muitos tipos de Marketing, apesar de eu não gostar muito deste termo “tipos”, prefiro o termo “camadas”.

Quais são os principais tipos “camadas” de Marketing?

Os principais são: Marketing Empresarial, Marketing Pessoal, Marketing Digital, Marketing tradicional, Marketing off-line, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Endomarketing ou Marketing Interno, Outbound Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing de Produto, Marketing de Guerrilha, Marketing Viral e Marketing Social.

Porêm, se “algum desses tipos de Marketing”, forem trabalhados de forma a ignorar as reais necessidades dos clientes, então, deixará de fazer parte do “Marketing de Verdade”, e por consequência, trará resultados pífios.

Marketing Digital

Já sei… você sabe o que é néh? Será?

A internet já faz parte integral das nossas vidas, ou seja, está incorporada à quase tudo que fazemos, a tal ponto que para muitos, só não é mais importante que a energia elétrica porquê depende dela para existir.

Tudo que queremos saber ou descobrir, pesquisar e verificar, pode ser feito pela internet. Os Brasileiros já passam mais de 4h por dia olhando para a telinha dos celulares (e ainda estou pegando leve, pois deve ser até mais que isso, certeza!).

As pessoas não desconectam seus celulares, nem para dormir. Não sei se isso é bom ou ruim. Bom, eu sei sim. Mas como o foco é Marketing, sob esta ótica, isto é realmente excelenteeeee. E é por conta disso que passou a existir o conceito de Marketing Digital.

Pois as necessidades dos clientes podem ser resolvidas com apenas alguns toques ao alcance de seus dedos. Assim como a nossa vida já não é a mesma de outrora, as compras também estão mudando radicalmente, migrando para compras online em sua grande maioria através de aplicativos móveis.

A comodidade dos aplicativos

Quem não pesquisa os preços de produtos antes de ir pessoalmente visitar as lojas? Já chegamos lá sabendo o que queremos e sabendo até mais que os próprios vendedores, diga-se de passagem. Pegamos as informações diretamente na fonte, nos sites dos fabricantes, enquanto ainda estamos estudando se vamos ou não fazer a compra.

Marketing Digital, pode ser entendido como todas as informações que o cliente encontra sobre a sua empresa quando faz uma busca on-line. Tudo que foi feito pelos meios digitais para promover a sua marca, todos os benefícios divulgados e tudo mais, que estejam disponíveis quando o cliente pesquisar. Produto, reputação, e até mesmo para entender a cultura da sua empresa.

Além do mais, o Marketing Digital bem feito também ajuda a atrair os melhores talentos do mercado. Sim, isso faz diferença!

Entre as inúmeras ferramentas e estratégias utilizadas no Marketing Digital, três se destacam por serem mais conhecidas e de entendimento mais prático, além de terem resultados amplamente comprovados:

  • Redes Sociais (Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp, entre outras)
  • E-mail Marketing/News Letter
  • Marketing de Conteúdo (Blog, Site próprio, Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp, entre outras)

Marketing de Conteúdo

É a estratégia que foca em produzir e fornecer na maioria das vezes de forma gratuita, informações úteis de todo tipo, ricas em detalhes e de importante conhecimento, para criar uma audiência, autoridade e auxiliar o cliente no processo de decisão de compra.

Essa estratégia tem como base atrair as pessoas sem a força financeira, ou seja, sem tráfego pago e propagandas. Apesar de o conteúdo sempre ser algum tipo de propaganda e atraindo essas pessoas de forma natural, o marketing de conteúdo quando bem feito, “não tem cara de marketing”, muito menos de propaganda.

Algumas formas de fazer Marketing de Conteúdo:

  • Blog
  • Vídeos
  • Redes Sociais
  • Artigos em sites relevantes

Inbound Marketing

Inbound Marketing quer dizer Marketing de entrada, ou seja, para atrair clientes ao invés de “ir atrás deles”, buscando despertar seu interesse em acessar e consumir mais conteúdos, que aos poucos vão levando o cliente a se interessar pelos seus produtos e a comprar mais da sua empresa.

Esta estratégia só funciona se os conteúdos forem importantes, relevantes, de qualidade, pois só assim geram valor para a sua empresa, no momento em que o cliente sente que você entende exatamente a necessidade dele.

Por isso você precisará entender claramente quem é o seu público, para que assim, saiba que tipo de conteúdo tem valor para ele. Quais são seus interesses, problemas, necessidades, objeções, condições, dúvidas e limitações que os empedem quando desejam seguir em frente, para que você possa “estender a mão” através dos conteúdos, ajudando-o a resolver seus problemas ou que o faça enxergar novas soluções que não enxergava através dos produtos que a sua empresa oferece.

Já ouviu falar no “tal do” Funil de Vendas?

Pois é, quando o seu conteúdo atrai as pessoas interessadas em continuar consumindo o que você publica nos meios digitais, você basicamente está “colocando um monte de gente” no topo do seu Funil de Vendas. E funciona, viu?!

Outbound Marketing

O Outbound Marketing, ou Marketing Externo ou Marketing tradicional, se resume basicamente em criar ações que oferecem diretamente os produtos. Ou seja, corre atrás do cliente para oferecer independentemente do nível de interesse do cliente.

Utiliza principalmente os meios mais tradicionais de propaganda em massa, como TV, rádio, panfletagem, outdoors, revistas, cartazes, patrocínio de eventos esportivos, culturais e festivos.

No meio digital, o Outbound Marketing é realizado através de investimentos constantes e pulverizados em anúncios das mais diversas formas, ou seja, aqueles anúncios patrocinados como vídeos comerciais no youtube, imagens estáticas no instagram, vídeos nos stories, etc. Sempre que o investimento visa alcançar uma grande massa de pessoas independentemente do nível de interesse dos clientes, estamos falando de Outbound Marketing.

Quando a campanha acaba, os anúncios somem da internet. Pois o único propósito era oferecer, oferecer e oferecer.

Marketing de Relacionamento

Agora vamos falar sobre estratégias de construção de marca, prospecção, divulgação, propagação, fidelização e o processo de criação de autoridade no mercado. 

Pois tudo isso é necessário para se relacionar com os clientes, para tornar a marca uma referência de mercado, que oferece experiências boas, já que no final, o objetivo é conquistar sua confiança e torná-lo um cliente fiel defensor da marca.

A forma mais utilizada pela maioria das empresas é oferecendo vantagens e benefícios dos mais diversos tipos.

Uma boa relação com o cliente, aumenta o número de clientes satisfeitos, e isso reflete diretamente nas vendas, enquanto que o contrário também acontece se você não cuidar.

Marketing de Produto

O Marketing de Produto visa apresentar um novo produto ao mercado, propagar os diferenciais do produto, oferecer o produto para potenciais clientes, e trabalhar o aumento da recorrência de compras do produto.

Por isso, é tão importante posicionar o produto no mercado, ofertando sempre uma imagem alinhada com os mesmos pensamentos, valores e necessidades do público-alvo do produto e destacando vantagens e benefícios diante de outros produtos similares dos concorrentes.

Marketing de Produto acaba se “misturando” em outros tipos de marketing na empresa. Já que depende diretamente de entender o perfil dos consumidores; a forma como enxergam o produto, o que buscam, que tipo de educação possem em relação à empresa, imagem, lançamento, conteúdos diversos espalhados na internet, e claro, um time bem treinado, néh? Não adianta ter o melhor marketing do mundo se quando o cliente chega para comprar ele é destratado pelos seus funcionários.

Marketing de Guerrilha

Uma das mais antigas estratégias para promover produtos pois não é necessário gastar muita grana para fazer as ações. A moeda que vale é a criatividade utilizada, pois muitas vezes são ações focadas na experiência do usuário, em lugares públicos, onde circulam muitas pessoas como shoppings, parques, praças, ruas importantes, praias e eventos.

Marketing Viral

Como o próprio nome já diz: é uma estratégia que foca em criar algo que viralize, ou seja, que se espalhe tão rapidamente quanto fofoca. Desculpe a expressão, mas é por aí mesmo.

Também tem custos bem mais baixos, já que a ideia é acertar a vêia, são realizadas várias tentativas, trocando imagens, palavras, títulos, incluindo ou excluíndo elementos, até finalmente que uma delas viralize.

Marketing Empresarial

São estratégias executadas no dia a dia, considerando o impacto da empresa na sociedade, junto aos colaboradores, para atender não somente as necessidades dos clientes atuais como também para captar novos clientes.

A ideia é a melhoria contínua da empresa e do seu desempenho tanto internto com os colaboradores, quanto externo com os clientes e futuros clientes. 

Você pode focar na busca por inovação, apresentar novidades sempre um passo à frente. Ou investir no comprometimento de todos os colaboradores com a missão da empresa. No fortalecimento da cultura organizacional mantendo-a forte, nas mudanças que a empresa pretende fazer para melhorar a curto, médio e longo prazo, da forma de interagir com as pessoas, enfim, são infinitas possibilidades. Cada empresa tem uma força natural diferente.

Endomarketing

Também conhecido como Marketing interno, feito para atender as necessidades dos próprios funcionários da empresa.

É sério isso? Sim, seus funcionários também possuem necessidades reais mínimas para poderem desempenhar sua performance no mais alto nível possível. Portanto, a cada necessidade atendida, melhora o ambiente. Cada vez que o funcionário percebe como a empresa está preocupada com ele e trabalhando para melhorar cada vez mais. A imagem de uma boa empresa para se trabalhar será vendida, sabe por quem? Seus funcionários.

Na mesma lógica, a empresa deve integrar as relações por meio de uma comunicação coerente, equilibrada, amparada na cultura da empresa já estabelecida e aceita por todos, ou na nova cultura que a empresa deseja estabelecer.

Estas ações de Marketing Interno vão motivar seus colaboradores pra caramba, melhorar a produtividade, reduzir significativamente a rotatividade. Normalmente um funcionário não busca sair de um lugar onde ele ama estar, muitas vezes até mesmo recusando propostas que pagam um pouco a mais. A empresa ganha mais comprometimento, mais sinergia no clima organizacional, tudo fica mais agradável e ainda reflete “de longe” o bem-estar da empresa.

Os novos clientes podem se sentir atraídos a comprar da sua empresa quando percebem esse bom clima organizacional.

Marketing Social

Fazer Marketing Social é criar ações, movimentos ou campanhas que contribuem para resolver problemas sociais. O Marketing é utilizado para promover o bem-estar social na saúde, trabalho, cuidados pessoais, valores morais, conscientização, entre outros.

A ideia é associar a marca da empresa em ações que fazem os seus clientes sentirem, que por serem clientes da sua empresa, também estão contribuindo indiretamente naquela ação do bem-estar social.

Quanto mais assertiva for a estratégia, mas sensibilizado o cliente ficará e maior será o impacto emocional de estar fazendo parte de alguma forma para causas sociais nobres.

Acaba sendo uma forma de conquistar e fidelizar clientes também, pois ações sociais funcionam como um diferencial competitivo de marca, e lembre-se que estamos trabalhando para conquistar um espaço em seu coração. 

No entanto, tenha muita atenção na hora de escolher a mensagem que pretende propagar. As vezes o tiro pode sair pela culatra e as pessoas podem interpretar suas inteções de forma errada. Deus te livre disso!!!

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é aumentar o valor da sua marca pessoal. Através de ações para promover a si próprio. a maneira como se posiciona, se apresenta e gerencia sua imagem pessoal, seja para alcançar objetivos pessoais ou profissionais. Envolve um esforço para manter uma marca pessoal forte e coerente, destacando habilidades, competências, valores e atributos desejáveis em uma pessoa atrativa. Inclui o desenvolvimento de um bom networking, cuidados com a aparência, comunicação eficaz, presença online e offline, gestão da reputação do próprio nome e participação em eventos e iniciativas que agreguem valor à imagem pessoal.

Alguns caminhos… Surpreenda indo além do que seja a sua obrigação, não aceite créditos por algo que não fez e faça questão de “encaminhá-los” às pessoas que realmente fizeram. Cuidado com o que você posta nas mídias sociais “talvez as pessoas não queiram saber o que você anda comendo por aí”. Vá em bons eventos, aumente seu networking, leia livros, participe de projetos importantes e vamo que vamo.

Pesquisa de Mercado

Se você não trabalha com dados, não há outra coisa a dizer: como está atrasado! Talvez seja apenas uma questão de não ter entendido uma maneira de obter dados que te ajudarão a tomar decisões melhores e sem “achismos”.

É impressionante o número de empresas que reclamam do mercado mas se quer sabem o nível de satisfação dos seus clientes, que é o nível mais básico possível de dados.

Eu sei que parece “firula” mas entender os interesses dos seus clientes é justamente o que vai lhe ajudar a entender o mapa que o leva mais longe. Assim como entender seus hábitos pode lhe ajudar a vender produtos diferentes dos vendidos habitualmente.

Hoje em dia, não ter dados e andar uma pista com neblina é praticamente a mesma coisa. Você precisa enxergar o caminho por completo para desempenhar o papel da sua empresa em um outro nível, normalmente não alcançado pelas pessoas que ignoram o real valor de obter dados.

Faça no mínimo um teste com 100 pesquisas, daquelas de papel simples na caixinha mesmo, para descobrir a satisfação dos seus clientes e se eles possuem alguma sugestão de melhoria para sua empresa.

Você vai descobrir o quão poderoso é “escutar 100 cérebros diferentes”.

Forças internas e externas de Marketing

Eis agora um assunto que gosto muuuuito de falar! Pois as forças internas e externas estão diretamente ligadas às melhores estratégisa de marketing que já fiz ao longo dos meus 20 anos de carreira como consultor de empresas na vida.

Forças internas e externas de Marketing

Se marketing de verdade é entender e atender as necessidades dos clientes, vale dizer que entender as suas forças internas e externas influenciam diretamente cada passo que pretende dar.

Microambiente e Macroambiente

Chamamos de microambiente o setor de atuação da empresa, onde a empresa possui mais controle sobre o que acontece ao seu redor, como a escolha de fornecedores, contratações, locação de investimentos, etc.

Já o macroambiente é influenciado por “forças distantes”, como a política, economia, clima, bancos, dólar, matéria prima, surgimento de novas culturas, mudança no comportamento dos compradores, etc.

É por isso que quem não tem dados, está andando em uma pista com neblina. É mais importante monitorar tanto os fatores que estão sobre o seu controle em seu microambiente, quanto o que está acontecendo fora do seu microambiente. Ou seja, em seu macroambiente, e que podem te ajudar a tomar decisões, mudar decisões ou até mesmo cancelar decisões tomadas.

A informação vale ouro meus amigos! Com elas, você se adapta, se as conseguir em tempo.

Análise de dados

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Assim disse William Edwards Deming!

“Se medir os dados não é algo importante, porque as pessoas não arrancam o painel do carro onde mostra a velocidade e quanto tem de gasolina no tanque?”. Tem empresa andando de tanque vazio faz tempo. Só não sabe disso porque não conhecem ou não fazem questão de medir o desempenho do negócio.

Utilize dados e evite problemas que costumam se tornar grandes mosntros! Utilize dados, e você não só irá identificar erros, como também as melhores oportunidades, eu garanto que a sua vida jamais será a mesma de antes.

Redes Sociais

Bem! Chegamos em um dos temas mais falados, mais controvérsos e mais superficiais que existem.

Reza a lenda que apenas 30% das publicações nas mídias sociais representam a realidade, mas não estou desmerecendo as mídias sociais, certo? Apenas alertando para não tornar o seu perfil mais um desses cheios de posts vazios que não agregam valor, que mostram apenas datas comemorativas e fotos de produtos mal produzidas.

As redes sociais estão sem dúvida alguma entre as ferramentas de Marketing mais importantes do século. Segundo o Panorama de Marketing 2024, 81% das empresas do Brasil atuam em Redes Sociais . 81% meus amigos!!!

Falamos muito de público

Se você quer saber o que é um Marketing “caro” experimente fazer ações sem definir o público-alvo delas. É como jogar dinheiro do helicóptero sem ninguém “lá embaixo” para pegá-lo.

Quando você faz alguma ação ativa com um cliente alvo, ele deve pensar em algo como: “essa empresa está lendo meus pensamentos?”. Isso mostra que a empresa compreende quem compra, entende suas necessidades, e está pronta para atendê-lo e orientá-lo em tudo mais que precisar.

Mas, é preciso destacar que nos últimos anos, principalmente por conta das estratégias de marketing digital, o termo “persona” ganhou uma relevância gigantesca. A Persona define em detalhes o comportamento deste público-alvo, criando uma “pessoal virtual” e atribuindo a ela todas as características, capacidades e comportamentos que o público desejado possui.

De fato, isso ajuda bastante!

Veja as diferenças:

Público-alvo: trata o público de forma mais generalisada, mais ampla, com base em dados econômicos, demográficos, classificações financeiras. Tipo: Casais com mais de 10 anos de matrimônio, na faixa etária de 30 a 50 anos, que trabalham fora, não possuem filhos, gostam de viajar, vivem com as contas apertadas e buscam uma renovação de vida.

Persona: descreve um grupo de pessoas com características psicológicas, comportamentos, cultura, língua, raça, religião, crenças, hábitos e atividades reais parecidas, direcionadas para as necessidades reais de transformação. Exemplo:

Persona: Renovação de Vida para Casais de Longa Data

  • Nome: João e Maria
  • Idade: Maria (33 anos), João (40 anos)
  • Ocupação: Maria é advogada em um escritório próprio, enquanto João trabalha como profissional de marketing
  • Estado Civil: Casados há 12 anos.
  • Filhos: Não possuem filhos.
  • Estilo de Vida: Vivem uma rotina ativa, equilibrando o trabalho com o tempo de lazer. Ambos são entusiastas de viagens e gostam de explorar novos destinos sempre que possível.
  • Problemas e desafios: Enfrentam desafios financeiros, com orçamento apertado devido às despesas do dia a dia e aos custos de vida que aumentam cada vez com a desvalorização da moeda.
  • Buscam: Procuram maneiras de renovar sua vida, superar estes deafios e fortalecer o matrimônio para ter filhos.
  • Interesses: Além de viajar, gostam de eventos culturais, feiras de negócios.
  • Passatempos: Curtem atividades ao ar livre, como sítios e passeios turísticos.
  • Expectativas: Estão abertos a novas ideias que possam melhorar o bem-estar emocional.
  • Desafios Emocionais: Lidam com a pressão do trabalho e o impacto de uma vida social movimentada, ao mesmo tempo em que tentam equilibrar suas finanças para finalmente começarem a tirar os sonhos do papel.

O profissional de Marketing

Vale a pena contratar? Outra dúvida: como saber se o profissional realmente é profissional?

O verdadeiro profissional de Marketing possui, e sabe usar seus conhecimentos direcionados para aumentar as Vendas da sua empresa, sem prejudicar o posicionamento da sua marca. Pelo contrário, fortalecendo-o.

Precisa ter um domínio completo do conceito estratégico, para tornar sua empresa mais atrativa, além de ser uma pessoa ambiciosa, que olha seu negócio como se fosse dele, entregando sua máxima dedicação e desempenho possível.

Além de ter uma boa visão estratégica para analisar os concorrentes, precisa saber fazer um diagnóstico situacional da empresa. Ter a capacidade de “prever” novas tendências e estar pronto para as mudanças que ocorrem o tempo todo.

Colocando suas estratégias de Marketing em prática

Oferecer valor e atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços pode ser uma boa forma de começar a colocar seus conhecimentos de Marketing em prática.

Para executar essa e diversas outras estratégias, você precisa ter acesso a ferramentas como o RD Station Marketing. Conheça suas principais funcionalidades:

  • Atração: ferramentas para programar suas postagens nas redes sociais e otimizar o conteúdo do seu blog.
  • Conversão: recursos para edição, gerenciamento e análise de landing pages, formulários, pop-ups e botões de whatsapp.
  • Relacionamento: funcionalidades para segmentar seus Leads e fazer envios personalizados e automatizados por email e WhatsApp.
  • Análise: acompanhamento de todo o seu funil de vendas, por meio de relatórios inteligentes e análise de canais.

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