Os 4 pilares da estratégia

Os 4 pilares da estratégia

Uma estratégia pode ser constituída por dezenas de pilares. Mas os 4 pilares da estratégia que irei te mostrar agora, são, sem dúvida alguma, os mais invejados, desejados e úteis para a sua gestão e o crescimento da sua empresa.

A maioria dos empresários não planejam o marketing da sua própria empresa. Por isso, não falaremos destes 4 pilares da estratégia como algo dentro de um plano lento, rigoroso e cheio de teorias que “entram em um ouvido e saem no outro”.

Para criar estratégias , é preciso preciso também ter alguns pilares que sustentarão a sua estratégia sólida pelo tempo que achar necessário. Por isso, você até pode pensar em uma estratégia mais generalizada se quiser, pois o que quero aqui hoje é lhe dar a total liberdade de usufruir destes 4 pilares, que por si só, já trarão grandes transformações em sua empresa.

Considere também como você poderá medir os resultados, ok? Só assim você saberá que são estes pilares que estão lhe trazendo um “dinheiro novo” e fazendo sua empresa voar.

A seguir, vamos conhecer ps 4 pilares da estratégia para ajudar você a desenvolver, implantar e sustentar uma sólida estratégia independente do tamanho da sua empresa ou do seu volume de faturamento.

PILAR 1. Conheça profundamente os seus colaboradores

Isso é tão simples de alcançar e ao mesmo tempo tão difícil e complicado para empresários com a “mente dura” e o “coração estático”. Como você saberá quem fica e em quem investir se não conhecer os seus colaboradores um a um.

Acredite! Já atendi e ainda atendo empresas que sustentam funcionários tóxicos por uma mera “ilusão” de resultados. Os donos não sabem medir ou dizer exatamente de onde vieram os resultados desses colaboradores. Por isso também não possuem qualquer capacidade de fazer justiça.

Já que sempre há alguém carregando uma carga maior de trabalho que deveria estar sendo feita por outros.

Mas tudo bem. Deixando esta parte de lado, temos um cenário ainda pior: Os donos não sabem reconhecer os seus melhores talentos. Ou seja, aqueles colaboradores que realmente fazem a empresa seguir firme e forte, são, mesmo que sem qualquer má intenção, desprezados, ignorados e depreciados, à cada dia em que o reconhecimento não é alcançado.

Parece difícil por muitos donos acharem que se aproximar demais dos colaboradores pode criar uma relação que prejudica o desempenho deles. Mas vai por mim: O segredo está na forma como você se comporta diante deles e quais exemplos você dá para cada um deles.

Passe um tempo com cada um. Cerca de 20 minutos por semana é o suficiente se você souber aproveitá-los e tenho certeza de que ficarão muito contentes com seu interesse. Descubra como eles pensam, como trabalham, porque fazem o que fazem.

Contratar talentos é muito caro. Desenvolver talentos também é caro. Mas encontrar talentos dentro da sua empresa, será de longe, a coisa mais sábia que você poderá fazer para incentivar uma cultura de confiança e recompensas pelos comportamentos certos.

Se aproxime dos seus colaboradores para criar uma relação de confiança. Qualquer estratégia que decidir executar, será muito mais eficiente tendo cada um deles ao seu lado, entendendo claramente o que se busca.

Sem esta aproximação, fica difícil, caro e lento, alcançar qualquer resultado estratégico. Entre a empresa e o cliente, existe uma ponte, que são os seus colaboradores. Quanto melhor for a ponte, melhor será o fluxo.


PILAR 2. Orientação estratégica de dados

Envolva seus colaboradores em uma cultura de inteligência de dados. Formada com métricas para melhorar o desempenho final geral e pessoal. Os dados refletem transparência, onde todos sabem os números e fatos. Isso faz a empresa fluir de forma mais agradável.

Você corrige os seus colaboradores quando cometem erros, certo? Porque não corrigir a “si” mesmo quando as coisas não vão bem? Muitos donos, infelizmente não entendem que eles também erram, e as vezes, erram feiooo!

Muitos donos, quando erram, fazem de conta que nada aconteceu e continua mantendo a mesma forma de penar, gerir e agir. Por isso, quando um dono utiliza uma gestão orientada por dados, consegue rapidamente sobressair acima da maioria dos seus correntes. Pois a maioria não quer fazer isso. É uma questão de mindset, simplesmente não adotam novas formas de pensar.

Então, porque os donos não compreendem que os colaboradores podem ajudar a construir uma cultura de resultados orietanda por dados? Os erros são vistos claramente por todos. Então, é bom que os acertos também sejam vistos por todos.

Na maioria das vezes os colaborares fazem um bom trabalho. Se não fosse por isso, não haveria motivo para ficarem tanto tempo na empresa. Mas a diferença de desempenho somente será encontrada através dos dados.

Mas eles não irão gostar da ideia…

É óbvio que irão gostar da ideia, pois é uma forma eficiente de se sentirem seguros e confiantes de que qualquer desempenho acima da média ficará exposto como um troféu. Seus bons resultados serão motivo de orgulho e darão sentido à todo o esforço empenhado para alcançá-los.

De que adianta um colaborador “dar o sangue” dezenas de vezes se ninguém consegue reconhecê-lo? Pior ainda é quando os méritos caem de “mão beijada” no “colo” de outros colaboradores por algo que quase nada fizeram a respeito.

A gestão de dados, não está ligada apenas ao desempenho da equipe, mas sim da gestão como um todo, inclusive expondo em partes as falhas dos donos também. Acredite, isso cria uma aproximação incrível. É algo como: “Sim, somos parecidos, estamos no mesmo barco, todos erramos e acertamos.”

Essas informações colhidas são valiosas na composição de qualquer estratégia de sucesso, pois permitem visualizar e orientar para diferentes cenários que nos ajudam a aprender com os erros e sucessos de outras pessoas e empresas também.

Examine as demonstrações financeiras, de vendas, lucros, em conjunto com tudo que foi feito para alcançar estes resultados. Além disso, os dados são fundamentais e funcionam como sinais vitais da empresa.


PILAR 3. Apoie todas as iniciativas de transformação

Eu realmente fico “fora de mim” quando dou consultoria e vejo que a empresa que estou atendendo não valoriza e muito menos quer ouvir as opiniões dos seus colaboradores e parceiros.

Só evolui quem pensa diferente. Incentive o máximo de ideias e iniciativas possíveis, sempre valorizando qualquer tipo de ideia, sugestão, ação, feedback, etc. Se você não demonstrar valor, seus colaboradores irão parar de querer te ajudar.

Além disso, sempre que alguém sugerir algo de fora (principalmente clientes que costumam conversar com seus colaboradores) eles vão acabar dizendo: “eu já falei com eu chefe duzenta vezes isso, mas ele não me escuta!”.

Sua empresa só está onde está, porque passou por algum tipo de transformação, seja ela boa ou ruim. Se você quer crescer, vai precisar de passar por transformações boas. A melhor forma de conseguir isso é contando com o apoio integral do seu time.

Por isso é tão importante desenvolver relações de confiança com os colaboradores, como falamos no pilar 1. Pois você precisará de um bom relacionamento para incentivar os seus colaboradores a entender as necessidades dos clientes.

Sem falar que é preciso refletir sobre cada sugestão. As vezes as sugestões mais “ridículas” costumam guardar grandes segredos.


PILAR 4. Comunicação: Saiba conversar e se relacionar

Os colaboradores precisam estar cientes de quaisquer intenções futuras de inovação e mudança que a empresa você deseja realizar na empresa. Assim eles se sentem parte do processo e mais importantes.

Apenas 68% dos profissionais acreditam que a empresa em que trabalham tem um bom desenvolvimento de estratégias, segundo a pesquisa da Bridges Business Consultancy.

Estamos repletos de exemplos de sucesso de empreendimentos que sobresairam diante de seus concorrentes, muitas vezes por conta de uma ou duas estratégias bem-sucedidas. Portanto, se uma estratégia acertada pode colocar a organização no caminho certo, qualquer empresa que não cuida das suas estratégias, pode ser critica por seus profissionais como “ignorante”.

Nesse sentido, o e-book intitulado Como Formular uma Estratégia de Sucesso, visa não somente traduzir para a cultura brasileira os vastos conhecimentos estratégicos validados e publicados por Harvard Business Review, como também apresentar os principais fatores que influenciam diretamente inclusive em nível regional, no sucesso de uma estratégia bem-sucedida.

PILAR ÚNICO – Defina e, efetivamente, comunique as metas

Metas estratégicas é uma etapa importante da estratégia. Igualmente importante é saber comunicar essas metas de uma foma que todos entendam exatamente para onde o “barco está indo e de onde está partindo”.

Você sabia que 95% dos colaboradores não entendem a estratégia da sua empresa? . Este resultado é impressionante ao considerar que a execução bem-sucedida da estratégia requer esforço de todos.

Não deixe a estratégia “morrer”

É comum o dono apresentar e comunicar um plano estratégico, e imaginar que já está tudo alinhado e que todos irão seguir à risca o que foi proposto. Essa sensação de que todos já entenderam, normalmente causa a morte da estratégia.

Isso ocorre quando o dono parte do princípio que falar uma vez foi o suficiente. Pois todos balançaram a cabeça sinalizando que estava tudo entendido, sem muitos questionamentos.

Porêm, a estratégia é um processo contínuo que se não for “retro-alimentado” constantemente, pode perder a sua força e de fato perderá. “Esfriando” a tal ponto que para reascender novamente, pode soar como uma fraca liderança.

A estratégia não é um evento, muito menos uma ação. É um meio, um caminho, pelo qual vários ajustes e melhorias são realizadas afim de levar ao destino de fato.

Se você deseja se aprofundar nos conceitos que apresentei aqui, conheça esta referência: HBS – Harvard Business Review . How to Formulate a Successful Business Strategy.

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